Prática de esportes pode ser aliada no tratamento da asma

Cinthya Leite
Cinthya Leite
Publicado em 07/09/2016 às 12:29
natacao-235 FOTO:

Imagem de nadadora em piscina (Foto: Wikimedia Commons) Praticar esportes pode parecer impossível para quem convive com asma, mas especialistas alertam que atividades físicas podem melhorar condicionamento físico e capacidade respiratória (Foto ilustrativa: Wikimedia Commons)

Quem convive com asma sabe que o acompanhamento médico e o tratamento adequado são essenciais para a qualidade de vida do paciente. Muitos, no entanto, pensam que a prática de esportes é um hábito não aconselhável para quem tem o diagnóstico da doença. Pelo contrário, optar por esses exercícios ameniza ainda mais os sintomas da condição. É o que dizem os especialistas.

Leia também:

» Não descuide da asma no verão. Confira principais dúvidas sobre a doença

» Asma impacta produtividade de 9 em cada 10 funcionários, aponta pesquisa

» Exercício aeróbio reduz inflamação e sintomas de asma, diz estudo

"Quando o paciente tem asma não controlada, existe o risco de crises induzidas pelos exercícios físicos. Mas em combinação com tratamento medicamentoso que mantém a asma controlada, a atividade física melhora o condicionamento cardiorrespiratório do asmático e, consequentemente, a tolerância ao esforço", explica o pneumologista Mauro Gomes, diretor da comissão de infecções respiratórias da Sociedade Paulista de Pneumologia e Tisiologia.

Dentre os esportes, recomenda-se a prática de atividades aeróbicas quando o paciente está com a sua asma controlada. A natação é um dos esportes aeróbicos sempre recomendados. Outras modalidades esportivas também são indicadas, dentre elas: corrida, ciclismo, remo, futebol, basquete e vôlei.

"O ideal é que se inicie com intensidade leve e vá aumentando aos poucos, mas sempre com acompanhamento médico e sob o uso da medicação regular para a asma. O paciente que tem asma e que não está com a doença bem controlada não será capaz de acompanhar e nem de obter os benefícios da atividade física", ressalta o especialista.

Por isso, ter asma não significa que os exercícios físicos estão proibidos. "Não podemos deixar que a asma seja justificativa para o sedentarismo. Se mantiver o tratamento regular ao longo de todo o ano e a doença sob controle, é possível ter uma vida normal como a pessoa que não tem asma, sem qualquer limitação", finaliza o médico.

Controle da doença

Segundo a Global Initiative for Asthma (Gina), quatro indícios indicam que a doença ainda não está controlada e precisa ser monitorada por um especialista. São eles: sintomas diurnos mais de duas vezes por semana; qualquer despertar noturno causado pela doença; uso de medicamentos para alívio da falta de ar mais de duas vezes por semana e se a condição estiver limitando as atividades cotidianas.