Proteste pela Saúde: campanha cobra atendimento de qualidade na saúde

Cinthya Leite
Cinthya Leite
Publicado em 05/09/2016 às 18:18
A seleção pública simplificada é para contratação temporária de 58 médicos plantonistas (Foto: Free Images)
A seleção pública simplificada é para contratação temporária de 58 médicos plantonistas (Foto: Free Images) FOTO: A seleção pública simplificada é para contratação temporária de 58 médicos plantonistas (Foto: Free Images)

Imagem de médica segurando prancheta (Foto: Free Images) Campanha Proteste pela Saúde cobra mais qualidade do atendimento e modelo de saúde eficiente no sistema público e privado (Foto: Free Images)

A Proteste - Associação de Consumidores lançou a campanha Proteste pela Saúde, iniciativa para cobrar mais qualidade do atendimento e modelo de saúde eficiente no sistema público e privado. "Saúde de qualidade é fundamental para os consumidores brasileiros. Temos que nos mobilizar para resolver esta situação", ressaltou a coordenadora institucional da entidade, Maria Inês Dolci.

Os pilares da ação foram discutidos no Seminário Internacional Proteste de Defesa do Consumidor, ocorrido no final de agosto. No evento, especialistas brasileiros e do exterior debateram os impactos da crise econômica para o consumidor e no setor da saúde. A discussão chegou ao consenso de que é necessário melhorar, com urgência, o Sistema Único de Saúde (SUS) e o mercado de saúde suplementar.

Com a campanha, a Associação de Consumidores quer chamar a atenção dos consumidores para os seus direitos de melhor prestação do serviço público. E assim, cobrar maior eficiência da saúde pública, melhor gestão e mais transparência no sistema, além de fazer um apelo para a aplicação de mais recursos no SUS.

Já no âmbito da saúde privada, a Proteste é contra a redução de coberturas, além do direito à manutenção do plano de saúde após demissão ou aposentadoria e para exigir que os corretores passem informações claras aos consumidores sobre as diferenças entre planos individuais e coletivos no momento da contratação. Para apoiar a causa, é só assinar a petição online criada pela entidade.