Setembro Dourado: GAC lança campanha de conscientização sobre câncer infantojuvenil

Cinthya Leite
Cinthya Leite
Publicado em 01/09/2016 às 17:25
crianca-235 FOTO:

Imagem de menina sorrindo (Foto: Photl.com) Campanha 'Fique Atento: Pode ser Câncer' marcará o Setembro Dourado, mês de conscientização sobre câncer infantojuvenil (Foto ilustrativa: Photl.com)

Com o objetivo de estimular a prevenção e combate ao câncer infantojuvenil, o Grupo de Ajuda à Criança Carente com Câncer - Pernambuco (GAC-PE) lançou mais uma edição da campanha 'Fique Atento: Pode ser Câncer'. A ação, em parceria com o Centro Acadêmico de Vitória, da Universidade Federal de Pernambuco (UFPE), servirá para marcar as atividades da entidade em referência ao Setembro Dourado, mês de conscientização sobre o combate à doença.

Leia também:

» Crianças estão sujeitas a sete resfriados por ano. Especialista alerta sobre cuidados

» Confira recomendações que ajudam a evitar acidentes domésticos com crianças

» Saiba como manter equilibrada a alimentação das crianças nas férias

A novidade da segunda edição da campanha será a capacitação de mais de 300 professores da rede municipal de ensino do Recife, que participarão de palestra sobre sinais e sintomas que alertam para suspeição de diagnóstico precoce. "A ideia surgiu pelo fato de sabermos que as crianças passam, em média, um terço de suas vidas na escola. Então, caso os pais não percebam algum sintoma, os professores e coordenadores são o segundo grupo com mais chance de perceber esses aspectos nos alunos", explica a presidente do GAC-PE, Vera Morais.

A iniciativa também preparará os professores para a temática a ser abordada com os alunos em sala de aula. Este ano, o tema escolhido para o ano letivo foi O Protagonismo Infantil. Já o subtema para o mês de novembro será Combate Ao Câncer – Sorria para a vida, para marcar o Dia Nacional de Combate ao Câncer Infanto-Juvenil, celebrado no dia 23 de novembro. "Os profissionais terão uma base melhor e tempo para estabelecer a didática mais adequada a ser adotada para a abordagem do assunto", destaca.

Como na edição de 2015, o “Fique Atento: Pode ser Câncer!” também promoverá capacitação voltada para profissionais das equipes de Estratégia de Saúde da Família (ESF), com o objetivo de facilitar o diagnóstico nas unidades de saúde com o suporte da telessaúde. Ao todo, 518 profissionais do Distrito Sanitário IV do Recife receberão o treinamento. As aulas, que devem começar no dia 14 de setembro e seguir até 23 de novembro, serão realizadas pelo Núcleo de Telessaúde da UFPE (NUTES), que oferece recursos para realização de aulas através de telecomunicação.

Setembro Dourado

A campanha foi criada pela Confederação Nacional das Instituições de Apoio e Assistência à Criança e ao Adolescente com Câncer (CONIACC) para chamar atenção, por meio de ações preventivas e educativas, para os sinais e sintomas do câncer infantojuvenil e a importância do seu diagnóstico precoce.A entidade congrega 49 instituições espalhadas por todo o País.

De acordo com o Instituto Nacional de Câncer (Inca), o câncer já representa a primeira causa de morte (7% do total) por doença entre crianças e adolescentes de 1 a 19 anos, para todas as regiões do Brasil. Estima-se que ocorrerão cerca de 12.600 casos novos de câncer em crianças e adolescentes no País por ano, em 2016 e em 2017. As regiões Sudeste e Nordeste apresentarão os maiores números de casos novos, 6.050 e 2.750, respectivamente, seguidas pelas regiões Sul (1.320), Centro-Oeste (1.270) e Norte (1.210). Para tentar reverter esse prognóstico, as instituições trabalham na divulgação dos principais sinais e sintomas do câncer infantojuvenil.