Síndrome congênita do zika é fator de risco para perda auditiva, comprova estudo

Cinthya Leite
Cinthya Leite
Publicado em 30/08/2016 às 17:43
avaliacao-235 FOTO:

Imagem de avaliação de bebê (Foto: Divulgação / SES) Pesquisa avaliou 69 bebês com síndrome congênita do zika com até 10 meses de idade. Desses, cinco tinham perda auditiva neurossensorial (Foto: Divulgação / SES)

Um estudo realizado no Hospital Agamenon Magalhães (HAM), em Casa Amarela, Zona Norte do Recife, revelou que 5,8% das crianças com microcefalia decorrente da síndrome congênita do zika apresentaram perda auditiva neurossensorial - quando atinge a cóclea e o nervo auditivo. A pesquisa levou em consideração um levantamento realizado com 69 bebês com até 10 meses de idade. Das 69 crianças avaliadas, cinco tinham a condição. O artigo foi publicado nesta terça-feira (30) na revista eletrônica Morbidity and Mortality Weekly Report (MMWR), vinculada ao Centro de Controle de Doenças dos Estados Unidos (CDC).

Leia também:

» Botox passa a ser incluído no tratamento dos bebês com microcefalia em Pernambuco

» Tamanho da epidemia de zika é subestimado, indica estudo

» Zika associado a deformidades nas articulações de bebê sem microcefalia, revela estudo

O levantamento deve contribuir para reformular a triagem auditiva neonatal considerando a infecção materna pelo zika vírus como novo fator de risco para deficiência auditiva em crianças. "Normalmente, a perda auditiva neurossensorial já está relacionada a uma infecção congênita. No entanto, essa prevalência é de um ou dois casos a cada mil crianças nascidas vivas na população em geral. Ou seja, a partir dessa avaliação, podemos considerar que ter zika durante a gravidez é, sim, um fator de risco para perda auditiva congênita da criança”, explica a chefe do serviço de Otorrinolaringologia do Hospital Agamenon Magalhães, Mariana Leal.

Inicialmente, 150 bebês passaram por avaliação no serviço de otorrinolaringologia da unidade. Com a triagem, 69 foram selecionados para participar do estudo. Todos tiveram o diagnóstico confirmado de microcefalia por meio de tomografia, assim como apresentaram resultado laboratorial positivo para a presença do zika vírus. Para fazer parte do estudo, os pacientes tiveram que ter excluída a possibilidade de possuírem outras infecções congênitas.

O estudo, no entanto, não identificou um padrão único da manifestação. Alguns pacientes apresentaram perda auditiva bilateral profunda, enquanto outros apresentam perda unilateral de grau leve. "Apesar de confirmarmos que as perdas foram neurossensoriais, elas se apresentaram em graus diferentes. Assim, é fundamental continuarmos acompanhando todas essas crianças, visto que é possível, como em outros tipos de infecções, que essas manifestações ocorram de forma tardia ou que sejam progressivas", complementa Mariana.

Realizado entre os meses de novembro de 2015 e maio de 2016, o estudo reuniu médicos e fonoaudiólogos do Hospital Agamenon Magalhães, assim como profissionais da Universidade Federal de Pernambuco (UFPE). Além disso, contou com a participação da neuropediatra Vanessa Van Der Linden, que atua no Hospital Barão de Lucena e na AACD, e da infectologista pediátrica Regina Coeli, do Hospital Universitário Oswaldo Cruz. Confira o artigo no site da publicação: https://www.cdc.gov/mmwr/.