MEC premiará experiências de combate ao Aedes aegpyti e microcefalia

Cinthya Leite
Cinthya Leite
Publicado em 30/08/2016 às 7:00
Aedes-235 FOTO:

Imagem de larvas do Aedes aegypti (Foto: Alexandre Gondim / JC Imagem) Ação faz parte dos concursos Desafio da Educação Profissional e Tecnológica e Desafio da Educação ZikaZero (Foto: Alexandre Gondim / JC Imagem)

O Ministério da Educação (MEC) contemplará ideias e experiências que, além de promover a inovação na educação profissional e tecnológica, apresentem soluções para o combate ao Aedes Aegpyti - mosquito transmissor da dengue, chicungunha e zika - e à microcefalia. A ação faz parte dos concursos Desafio da Educação Profissional e Tecnológica e Desafio da Educação ZikaZero, iniciativas abertas à participação de estudantes, profissionais de cursos técnicos ou de graduação de institutos federais, de universidades federais ou escolas públicas estaduais ou municipais.

Leia também:

» Botox passa a ser incluído no tratamento dos bebês com microcefalia em Pernambuco

» Zika associado a deformidades nas articulações de bebê sem microcefalia, revela estudo

» Primeiros bebês com microcefalia da era zika fazem 1 ano

Os inscritos nas plataformas de cada um dos concursos ficarão disponíveis para avaliação popular. Ao final do período estabelecido pelos editais, será gerado um ranking com os primeiros colocados, classificados por critérios como o somatório de pontos e o engajamento com o tema. Os prêmios podem chegar a R$ 2 mil, na categoria individual, e R$ 25 mil na categoria de curso ou instituição indicada.

"É uma estratégia de mobilização que possibilita à população propor, avaliar e compartilhar soluções inovadoras de alto impacto para aprimorar temas relevantes de interesse social, a exemplo da educação profissional e tecnológica e da saúde pública", comenta Marcos Viegas, titular da Secretaria de Educação Profissional e Tecnológica (Setec).

Os prazos e formulários de inscrição, bem como as datas de premiação, podem ser encontrados nos sites desafiodaeducacao.mec.gov.br e desafiozikazero.mec.gov.br.