Hospital da Mulher do Recife realiza nesta sexta-feira mutirão de colocação de DIU

Cinthya Leite
Cinthya Leite
Publicado em 25/08/2016 às 17:06
Hospital-da-Mulher-do-Recife FOTO:

Imagem da Hospital da Mulher do Recife (Foto: Diego Nigro / JC Imagem) Pacientes atendidas pela Unidade Básica municipal participarão do mutirão. Inicialmente, 20 mulheres colocarão o DIU na ação do HMR (Foto: Diego Nigro / JC Imagem)

O Hospital da Mulher do Recife (HMR), na Zona Oeste da cidade, realizará nesta sexta-feira (26), a partir das 7h, um mutirão de colocação de DIU (dispositivo intrauterino) em mulheres previamente atendidas na Atenção Básica municipal - UPAs, upinhas, unidades básicas e unidades de saúde da família. Inicialmente, 20 pacientes serão atendidas na iniciativa. Antes de passar pelo procedimento, as participantes do mutirão participaram de palestra sobre Planejamento Familiar.

Leia também:

» Hospital da Mulher do Recife inaugura serviço de cartório na unidade

» Hospital da Mulher do Recife terá sexólogo como parte da equipe de saúde

A aplicação é feita por um médico ou enfermeiro no próprio consultório e dura em média 20 minutos. Se a mulher optar por evitar a gravidez, o DIU, fornecido pelo Ministério da Saúde, pode ficar dentro do útero por até 10 anos. "A colocação do DIU faz parte do serviço de Planejamento Familiar do hospital, e, com o mutirão, ampliamos nossa oferta desse tipo de procedimento", informa Isabela Coutinho, diretora geral do HMR.

Programa

O Planejamento Familiar funciona no HMR desde a sua inauguração, em maio passado. O serviço é composto por uma equipe multidisciplinar formada por médico, psicólogo e assistente social. Para as pacientes da unidade, a abordagem é feita por meio do ambulatório de egressos (consulta pós-parto para mães e bebês).

As mães que expressam o desejo de evitar uma nova gravidez participam de uma reunião com palestra, exibição de vídeo e roda de conversa (para tirar dúvidas e prestar esclarecimentos). Seguindo orientação médica, a paciente é encaminhada, muitas vezes em conjunto com o companheiro, para consulta médica, acompanhamento psicossocial e, se necessário, exames.

Serviço

Mutirão de colocação de DIU para pacientes atendidas na Atenção Básica municipal

Data: sexta-feira, 25 de agosto

Local: Hospital da Mulher do Recife (HMR) | Rod BR-101, s/n - Curado, Recife

Horário: a partir das 7h