Encontro no Recife debate autismo e exibe documentário sobre o tema

Cinthya Leite
Cinthya Leite
Publicado em 25/08/2016 às 16:00
autismo-600 FOTO:

Imagem de criança com autismo (Foto: Guga Matos/JC Imagem) Encontro sobre autismo realizado pela Faculdade dos Guararapes na próxima segunda-feira terá exibição do documentário belga-francês 'A céu aberto' (Foto ilustrativa: Guga Matos / JC Imagem)

A Faculdade dos Guararapes (FG) realizará na próxima segunda-feira (29) um debate sobre autismo, com exibição do documentário 'A céu aberto'. O encontro gratuito acontecerá a partir das 19h no auditório do campus Boa Vista da instituição. A iniciativa faz parte do projeto Cine FG, que discute temas diversos com a comunidade.

A programação contará com a cineasta francesa Mariana Otero, diretora do documentário 'A céu aberto', que mostra a importância da percepção dos autistas como sujeitos e não como deficientes. Também participarão do encontro Paula Borsoi e Tania Abreu, representantes do Observatório do Autismo da Escola Brasileira de Psicanálise (EBP) em Pernambuco, instituição membro da Associação Mundial de Psicanálise (AMP) e da Associação dos Amigos do Autista/Grupo de Estudos sobre o Transtorno Invasivo do Desenvolvimento (Ama-Getid).

O documentário

'A céu aberto' (Bélgica, França) é um documentário sobre a experiência do Le Courtil, instituição belga que trata casos de autismo e psicose em crianças e adolescentes. Fundada por psicanalistas membros da AMP, a entidade segue referências teórico-clínicas próprias da psicanálise de orientação lacaniana. O documentário, de 2013, foi acompanhado pela edição de um livro sobre a experiência dos três meses de filmagens, que aproximaram a autora de maneira especial ao tema do autismo e à AMP.

Serviço

Exibição do documentário francês 'A céu aberto' e debate sobre o autismo

Data: segunda-feira, 29 de agosto

Local: auditório campus Boa Vista da Faculdade dos Guararapes | Avenida Governador Carlos de Lima Cavalcanti, 110, no Derby, Recife

Horário: 18h