Jaboatão realiza nesta segunda-feira ação contra tracoma em escola municipal

Cinthya Leite
Cinthya Leite
Publicado em 21/08/2016 às 8:00
olho-600 FOTO:

Imagem de olho (Foto: Free Images) Ação de prevenção e identificação de casos de tracoma acontecerá com jovens da Escola Municipal Divina Providência, no bairro de Cajueiro Seco (Foto ilustrativa: Free Images)

Com foco na prevenção, a Prefeitura do Jaboatão dos Guararapes, no Grande Recife, realizará nesta segunda-feira (22) na Escola Municipal Divina Providência, no bairro de Cajueiro Seco, uma ação para evitar e identificar casos de tracoma, doença inflamatória nos olhos que pode causar a cegueira. Os casos identificados serão medicados na mesma hora, com uma dose única de antibiótico. A iniciativa com os alunos começará a partir das 8h.

Leia também:

» Colírios podem causar danos à saúde ocular se não usados corretamente

» Poucas horas de sono podem prejudicar a visão, alerta médica

» Saúde ocular: tire suas dúvidas sobre o estrabismo

» Visão: Saiba as diferenças entre miopia, astigmatismo e hipermetropia

» Confira 5 dicas para ter boa visão depois dos 60 anos

A ação faz parte do Plano Municipal de Vigilância e Controle do Tracoma, desenvolvido pela prefeitura da cidade em parceria com a Superintendência de Enfrentamento a Doenças Negligenciadas (Sanar/PE). O objetivo é identificar precocemente os casos, tratando-os para evitar a cegueira. As ações serão desenvolvidas nas escolas municipais, pois a doença é considerada ativa nas crianças, o que torna o tratamento eficaz.

“O tracoma é uma doença negligenciada no mundo inteiro e acomete principalmente a população mais pobre. A proposta da gestão é diagnosticar precocemente a doença, fazer o tratamento correto, evitando assim a cegueira e dando mais qualidade de vida às pessoas. A doença não tem sintomas na maioria das vezes, por isso o exame realizado nas escolas diagnosticará de formar rápida e eficaz”, ressalta o Gerente de Vigilância em Saúde do Jaboatão, Antonio Reldismar.

Serviço

Ação preventiva contra o tracoma

Local: Escola Municipal Divina Providência, Nona Travessa Dr. Julio Maranhão, S/N Cajueiro Seco, Jaboatão dos Guararapes

Data: segunda-feira, 22 de agosto

Horário: a partir das 8h