Hospital Esperança Olinda lança Time do Bem para bem-estar de funcionários e pacientes

Cinthya Leite
Cinthya Leite
Publicado em 21/08/2016 às 13:00
Hospital-Esperanca-Olinda-600 FOTO:

Imagem do Hospital Esperança Olinda (Foto: Divulgação) Programa Time do Bem envolve uma série de ações que promovem o bem-estar de funcionários e pacientes e busca melhorar qualidade do atendimento (Foto: Divulgação)

Desenvolver ações que promovam o bem-estar de funcionários e pacientes. Essa é a proposta do programa 'Time do Bem', criado pelo Hospital Esperança Olinda, no Grande Recife. A ideia começou a partir de uma outra campanha, a 'Gentileza gera gentileza', promovida em 2014 na unidade para estimular a qualidade do atendimento. "Cartazes estimulavam cumprimentos, como de bom dia e boa tarde. Junto com um departamento de RH dedicado fizemos um treinamento institucional, buscando sempre a melhoria na qualidade do atendimento. Este ano, resolvemos intensificar as ações, estendendo-as aos pacientes e acompanhantes", relata a gerente de Enfermagem, Morgana Costa, uma das coordenadoras da ação.

Entre as atividades desenvolvidas, uma das que tem melhor resposta é o aniversário dos pacientes internados. “A o setor de nutrição prepara um bolo de acordo com a dieta do paciente e comemoramos a data, juntamente com ele e seus familiares. É uma forma de demonstrar o quanto o cuidado é essencial para nossa equipe e os pacientes se sentem acolhidos”, conta Morgana.

Os funcionários também têm festa para comemorar aniversário, toda última sexta-feira do mês. Dia do Trabalhador, São João, Dia das Mães e Dia dos Pais são outras datas comemoradas com almoço especial e ações. “No Dia das Mães foi bastante marcante. Reunimos cartas enviadas pelos filhos das colaboradoras e as entregamos ao som de violino, foi emocionante. E as mães internas com seus filhos receberam uma almofada de presente”, relembra a coordenadora.

Outra aposta busca identificar e ressaltar os talentos artísticos dos colaboradores. O projeto “Quatro Estações” é direcionado a todos os setores e traz categorias específicas: no Outono o tema foi música; Primavera será dança e Verão, teatro. A próxima feira de talentos será no dia 9 de setembro, com a estação Inverno e o tema artes manuais. As exposições ocorrem no Auditório Quatro Cantos, no Esperança Olinda, e são abertas a todo o público – colaboradores, gestores, pacientes, acompanhantes e visitantes.

A partir de setembro, estará em prática o “Conselho Consultivo”, quando os membros do Comitê de Liderança irão realizar visitas aos pacientes, em suas acomodações. O objetivo é apurar depoimentos desde a infraestrutura até o atendimento. "O maior benefício para o Hospital é, de fato, a melhoria contínua dos processos assistenciais, de apoio e administrativos, garantindo segurança ao paciente", defende o diretor executivo do hospital, Gutemberg Guerra.