Mães e especialistas dão dicas para o sono tranquilo que promove o desenvolvimento dos bebês

Cinthya Leite
Cinthya Leite
Publicado em 20/08/2016 às 6:04
soninho FOTO:

Uso de luz adequada ajuda Vitor, 2 meses, a diferenciar o dia da noite (Foto: Deborah Ghelman/Divulgação) Uso de luz adequada ajuda Vitor, 2 meses, a diferenciar o dia da noite (Foto: Deborah Ghelman/Divulgação)

Noites de sono tranquilas e reparadoras são valiosas para o bem-estar, o desenvolvimento físico e emocional dos bebês, que precisam seguir uma rotina para um descanso noturno sereno desde os primeiros meses de vida, uma fase em que a família precisa organizar rituais que os ajudam a entender que chegou a hora de descansar e de se recuperar para um novo dia cheio de estímulos e aprendizado.

Leia também:

>> Ritual do sono é fundamental para uma noite tranquila e desenvolvimento dos bebês

>> Iluminação do quarto do bebê na dose certa proporciona sono tranquilo e ambiente acolhedor

>> Confira 10 detalhes preciosos que você precisa saber antes de o bebê nascer

>> Saiba por que é importante ler para o bebê desde a gestação

“O sono é um dos elementos de sinal de saúde. É importante, então, que a criança tenha um momento para se desligar, e o ambiente em que ela vive influencia muito nesse processo”, explica a psicóloga Deborah Krause, tutora do Laboratório de Observação da Relação Pais/Bebê do Instituto de Medicina Integral Professor Fernando Figueira (Imip). Ela destaca que, como os pequenos são totalmente dependentes dos adultos, especialmente das mães, é fundamental que seja estabelecida sintonia harmoniosa para se criar uma rotina de sono serena. “O bebê percebe quando a mãe não está bem, o que pode influenciar no sono e na alimentação, por exemplo.”

Por isso, angústia e insegurança são sentimentos que devem ser controlados para se criar bons hábitos para a criança dormir bem. E nesse contexto, é bom frisar que cada uma tem ritmo de sono próprio e que é normal, vez por outra, ela apresentar mudanças de hábitos noturnos após passar um período sem apresentar dificuldades para dormir.

Com a rotina de sono, Maria Flor dorme bem à noite e, ao longo do dia, dá dois cochilos (Foto: Deborah Ghelman/Divulgação) Com a rotina de sono, Maria Flor dorme bem à noite e, ao longo do dia, dá dois cochilos (Foto: Deborah Ghelman/Divulgação)

“Quando estava começando a organizar a rotina de sono, ele ficou gripadinho. Com o nariz entupido, terminava acordando mais vezes. Mas estava despertando só uma vez na madrugada”, conta a a dermatologista Manuela Resende, 32 anos, mãe de Vitor, 2 meses. Entre as estratégias que ela tem usado para o filho ter boas noites de sono, está a utilização adequada da iluminação da casa. “Apago a luz do quarto e acendo a do corredor, com a porta entreaberta. Ele vai começando a entender o que é dia e o que é noite. Também coloco um pijama confortável e fiz um ninho de toalhas de algodão, no qual ele se envolve e se sente seguro para dormir.”

O comportamento adotado por Manuela faz parte da lista de recomendações dos especialistas, que veem a rotina de sono como algo a ser aprendido. No seu livro Conversando com o pediatra (Escrituras Editora), o pediatra pernambucano Otelo Schwambach Ferreira ressalta que só 10% das crianças desenvolvem sozinhas seus mecanismos de adormecer: abraçam um bichinho de pelúcia ou um paninho para pegar no sono, por exemplo. E 90% devem aprender a dormir.

Carol seguiu dicas do pediatra para a filha, Marina, 4 meses, dormir bem (Foto: Igo Bione/JC Imagem) Carol seguiu dicas do pediatra para a filha, Marina, 4 meses, dormir bem (Foto: Igo Bione/JC Imagem)

Essa experiência pode incluir banho, músicas cantadas pela mãe e até um tempinho no colo, segundo a psicóloga e psicanalista Maria do Carmo Camarotti, coordenadora do Centro de Formação e Acompanhamento Ciclos da Vida. “Tudo isso faz o bebê diminuir a excitação e ter um sono restaurador. Para que o ritual seja prazeroso, é preciso que a mãe se desligue de tudo. O momento deve ser de calma para o bebê adormecer bem.”

A professora do ensino fundamental Noelly Gomes, 27, revela que estabelecer uma rotina de sono para a filha, Maria Flor, 9 meses, foi fundamental para ensiná-la a entender que chegou o momento de dormir. “Quando dá 18h45, desligo as luzes da casa, dou banho e passo óleo no corpo dela. Só acorda às 6h. E ao longo do dia, dá dois cochilos, que são importantes”, relata Noelly. A odontóloga Carol Guimarães, 36, mãe de Marina, 4 meses, também decidiu estabelecer a rotina de sono desde cedo. “Logo quando nasceu, ela trocava o dia pela noite. Eu colocava no berço, e Marina acordava. Mas comecei a seguir as dicas do pediatra e hoje ela só acorda uma vez para mamar e logo volta a dormir”, conta Carol.

Sono do Bebê - Infográfico