Exame de vista pode detectar doença de Parkinson, diz estudo

Cinthya Leite
Cinthya Leite
Publicado em 19/08/2016 às 12:19
olhos-destaque FOTO:

É necessário criar ações de combate à violência contra a pessoa idosa (Foto: Free Images) A doença de Parkinson geralmente causa tremores, rigidez muscular e lentidão nos movimentos (Foto: Free Images)

Por Pedro Alves, do Sistema Jornal do Commercio de Comunicação (SJCC) 

Pesquisadores britânicos parecem ter encontrado uma forma de detecção da doença de Parkinson antes que os sintomas se manifestem. A enfermidade, que, de acordo com a Organização Mundial da Saúde (OMS) afeta uma a cada 500 pessoas, é a segunda doença neurodegenerativa mais comum no mundo, caracterizada principalmente pelo surgimento de tremores e distúrbios nos movimentos dos pacientes.

Leia também:

» Exercício físico é ouro de lei para quem convive com a doença de Parkinson

» Parkinson: Alteração do olfato pode aparecer como sintoma da doença. Conheça outros sinais

A novidade, que ainda está em fase inicial, foi descoberta por um grupo de cientistas da University College London (UCL), que divulgaram os resultados das mudanças nos olhos de ratos diagnosticados com Parkinson. De acordo com eles, é possível notar mudanças na parte posterior do olho, antes mesmo que os sintomas da doença se manifestem de forma visível. O exame, que não é invasivo, é um avanço na detecção precoce do transtorno, acelerando o tratamento e melhorando a qualidade de vida de quem sofre da enfermidade.

Diagnóstico

Atualmente, a doença de Parkinson não é detectada por ressonâncias magnéticas ou exames sanguíneos. A enfermidade, que é uma das mais debilitantes, consiste em danos em células cerebrais e, geralmente, não é transmitida geneticamente. Os sintomas de Parkinson incluem tremores, lentidão nos movimentos e rigidez muscular, o que prejudica consideravelmente a qualidade de vida dos pacientes.