Poluição do ar pode trazer danos à saúde respiratória a longo prazo, reforça especialista

Cinthya Leite
Cinthya Leite
Publicado em 18/08/2016 às 19:34
transito-carros-600 FOTO:

Imagem de carros no trânsito (Foto ilustrativa: Free Images) Exposição a locais com altos níveis de poluentes, como no trânsito, pode trazer consequências à saúde no futuro (Foto ilustrativa: Free Images)

Nesta semana, é celebrado o Dia Nacional de Combate à Poluição, data que visa conscientizar a sociedade sobre os riscos que alterações no meio ambiente. Uma reportagem do NE10 apontou que não há um monitoramento contínuo da qualidade do ar no Grande Recife, dificultando assim a fiscalização e conhecimento sobre tema tão importante. Agora, além de uma ameaça ao mundo em que vivemos, que perigo o ar poluído pode trazer para a nossa saúde?

Leia mais:

» Estragos causados pela poluição veicular

» Dia do Combate à Poluição: qualidade do ar interfere na saúde

» Não descuide da asma no verão. Confira principais dúvidas sobre a doença

Segundo o pneumologista Alfredo Leite, a qualidade do ar pode interferir principalmente na vida de pacientes que já convivem com doenças respiratórias. "Em geral, pessoas que não têm doenças respiratórias não vão apresentar sintomas perceptíveis. Mas, com o passar dos anos, a exposição ao ar poluído, haverá uma maior chance de alergias e infecções respiratórias. Já aqueles pacientes que já convivem com alguma doença, como a asma, e se expõem a um ambiente extremamente poluído pode ter os sintomas da doença precipitados pela exposição maciça ao poluente", explica.

O hábito mais eficaz para tentar continua sendo o mesmo: não se expor aos poluentes é evitar a exposição a locais com altos níveis de poluentes, como no trânsito. "A poluição do ar deriva principalmente da combustão de combustíveis fósseis. Por isso, o ar fica muito concentrado nas regiões de maior fluxo de veículos. O ideal é evitar circular pela rua nos horários de pico de trânsito. E pessoas que moram perto de poluição notável, devem buscar mudar o ambiente", alerta o pneumologista.

Confira a classificação da qualidade do ar e os efeitos dela sobre a saúde da população, de acordo com último levantamento da Agência Estadual de Meio Ambiente (CPRH):

efeitos-qualidade-do-ar1

efeitos-qualidade-do-ar-2