Curso sobre microcefalia capacitará profissionais de municípios no Sertão pernambucano

Cinthya Leite
Cinthya Leite
Publicado em 17/08/2016 às 16:17
microcefalia-bebe-235 FOTO:

Imagem de mulher segurando bebê com microcefalia (Foto: Diego Nigro / JC Imagem) Capacitação sobre microcefalia deve instruir 28 profissionais que atuam no serviço de pré-natal no sertão do Estado (Foto: Diego Nigro/JC Imagem)

Profissionais de saúde que atuam nos serviços de pré-natal de sete municípios localizados no Sertão pernambucano participarão a partir desta quinta-feira (18) de capacitação promovida pela VIII Gerência Regional de Saúde (Geres) para aprimorar o atendimento às gestantes, com ênfase para identificação precoce de microcefalia intraútero. A programação também focará nas possíveis complicações da malformação congênita e os devidos encaminhamentos. As aulas acontecerão às 8h, no Hotel Grande Rio, em Petrolina, sede da VIII Geres.

Leia também:

» Botox passa a ser incluído no tratamento dos bebês com microcefalia em Pernambuco

» Primeiros bebês com microcefalia da era zika fazem 1 ano

» Tamanho da epidemia de zika é subestimado, indica estudo

» Zika associado a deformidades nas articulações de bebê sem microcefalia, revela estudo

Ao todo, o curso terá 32 horas de duração, dividido em quatro dias, seguindo as recomendações do Protocolo Clínico e Epidemiológico de Microcefalia do Estado. A programação pressupõe o cuidado de forma humanizada a partir do acolhimento e da avaliação de risco com os devidos encaminhamentos, quando necessário. "Esperamos que esses profissionais sejam capazes de detectar precocemente as gestantes com suspeita de microcefalia intrauterina e proporcionar os devidos esclarecimentos sobre as intervenções oportunas em todo o período gestacional, sejam elas preventivas ou terapêuticas", explica a gerente da VIII Regional de Saúde, Aline Jerônimo.

A expectativa é que 28 profissionais dos municípios Afrânio, Dormentes, Petrolina, Lagoa Grande, Orocó, Santa Maria da Boa Vista e Cabrobó sejam capacitados.