UPAE de Garanhuns desenvolve trabalho de fonoaudiologia com pacientes

Cinthya Leite
Cinthya Leite
Publicado em 16/08/2016 às 17:00
tosse-235 FOTO:

Imagem de homem tossindo (Foto: Reprodução / Internet) Sintomas como rouquidão, pigarro constante e voz fraca merecem atenção. Sessões de fonoaudiologia na UPAE de Garanhuns já acontecem há dois anos (Foto: Reprodução / Internet)

Após notar uma grande demanda de pacientes da unidade, encaminhados das consultas médicas, a Unidade de Pronto Atendimento - Especialidades (UPAE) de Garanhuns, no Agreste do Estado, resolveu desenvolver encontros semanais em grupos com fonoaudióloga. O trabalho, comandado pela especialista Nayara Tenório, já tem quase dois anos e vem mostrando resultados satisfatórios.

Leia também:

» Saiba por que é importante ler para o bebê desde a gestação

O serviço de fonoaudiologia atende pacientes nas mais variadas áreas de linguagem. "Tivemos casos clínicos indicados para cirurgia, no entanto, com o trabalho terapêutico, os casos regrediram e hoje estão apenas em acompanhamento", conta a fonoaudióloga. Foram 44 pacientes reabilitados de alta fonoaudiológica; quatro pacientes com indicação de aparelho auditivo em uso; crianças com necessidades especiais inseridas no ensino regular.

Na terapia, o enfoque dado é de como cuidar da voz, fatores que prejudicam ou não a sua produção. O paciente é visto como ativo no seu processo terapêutico, co-responsável pela sua evolução e alta fonoaudiológica. "A intervenção fonoaudiológica não oferece falsas esperanças de uma melhora total, mas busca a qualidade de vida, pelo desenvolvimento terapêutico e introduzindo novas práticas saudáveis no cotidiano do paciente. Entendendo seus anseios, esclarecendo aquilo que é passível de execução e reabilitação. Os resultados têm mostrado bastante êxito", ressalta a especialista.

Os pacientes dos 21 municípios da V Gerência Regional de Saúde devem procurar os Postos de Saúde mais próximos de suas residências.

Para saber mais:

UPAE Prof. Antônio Simão dos Santos Figueira

Endereço: Rodovia BR 423 km 96,8 - Magano - Garanhuns - PE

Coordenação geral: Dr. Gustavo Amorim

Telefone: (87) 3764.9000