Pais: Como eles têm aproveitado a licença-paternidade de 20 dias

Cinthya Leite
Cinthya Leite
Publicado em 11/08/2016 às 12:41
Rafael-filho-Bernardo-600 FOTO:

banner-pai

Imagem de Rafael Martins com o filho, Bernardo (Foto: Acervo pessoal) Rafael Martins, 26 anos, foi o primeiro funcionário de empresa de publicidade no Recife a ter direito à licença-paternidade com duração de 20 dias (Foto: Acervo pessoal)

Quando o publicitário Rafael Martins, 26 anos, e sua namorada, a estudante de administração Vanessa Mesquita, 24, souberam que iriam ser pais pela primeira vez, tudo foi, digamos assim, uma novidade. A descoberta, o parto, a rotina. A chegada do pequeno Bernardo veio cheia de surpresas, inclusive a notícia de que Rafael, diretor de arte da Ampla Comunicação Recife, seria o primeiro funcionário da agência a usufruir da licença-paternidade com duração de 20 dias.

Leia também:

» Pais: Eles exercem um papel fundamental no pós-parto

» Confira 10 detalhes preciosos que você precisa saber antes de o bebê nascer

» Pais: Como viver o encanto de todas as fases da gestação

No planejamento da gravidez, Rafael chegou a procurar o setor de Recursos Humanos (RH) da empresa para se informar sobre a nova lei sancionada pela então presidente Dilma Rousseff em março passado - que, entre outros pontos, amplia o benefício concedido para os pais de cinco para 20 dias. Foi comunicado de que a agência ainda não havia aderido ao programa Empresa Cidadã.

A boa nova, no entanto, veio quando o casal já havia retornado ao lar depois do nascimento do primeiro filho. "Quando Bernardo nasceu, no dia 1º de agosto, passamos três dias no hospital. Ao chegar em casa, recebo uma ligação da responsável pelo RH da empresa, me parabenizando pelo nascimento do meu filho e dando a notícia de que agora a agência começará a dar 0s 20 dias de licença para os funcionários e que eu seria o primeiro a receber o benefício. Eu não estava nem esperando. Se não tivessem me dado o benefício, não sei nem como a gente estaria. Agora estou ansioso para saber como vai ser a rotina quando eu voltar ao trabalho, mas quero é que esses dias passem bem devagar", explica.

Rafael e Vanessa estão aproveitando a licença-paternidade para se adaptar à nova fase e se preparar para os próximos dias (Foto: Acervo pessoal) Rafael e Vanessa estão aproveitando a licença-paternidade para se adaptar à nova fase e se preparar para os próximos dias (Foto: Acervo pessoal)

O tempo extra está servindo para ajudar os novos pais a encontrar mil e uma maneiras de se adaptar à nova fase. "Estávamos planejando um parto normal, mas passamos 14 horas no hospital e não teve como, precisamos partir para a cesárea. Tivemos pouco tempo para nos acostumar ao chegar em casa. Com esses 20 dias, está dando para aproveitar muito mais. Dá para ajudar a mãe, deixá-la descansar também. Se eu já estivesse trabalhando, como seria isso?", questiona.

O primeiro Dia dos Pais da nova família não poderia ser diferente. Vai ser em casa, curtindo o pequeno Bernardo. "Vamos aproveitar aqui em casa. A ficha de que sou pai caiu mas ao mesmo tempo não caiu. O tempo que tínhamos livre agora aproveitamos com ele. Mudou tudo na minha vida", conta Rafael.

Resumo da lei

A lei que criou a Política Nacional Integrada para a Primeira Infância foi sancionada no dia 8 de março pela então presidente Dilma Rousseff. Entre várias pontos, o decreto permite que as empresas possam ampliar de 5 para 20 dias a duração da licença-paternidade. A regra vale para empresas que fazem parte do Programa Empresa Cidadã, regulamentado pelo governo em 2010.

O projeto possibilita a ampliação do prazo da licença-maternidade das trabalhadoras de empresas privadas de quatro meses para seis meses. O benefício, até então, só valia para o setor público. Por isso, a recomendação para osp pais é que procure saber do funcionamento da regra e se sua empresa se aplica ao novo decreto.