Pais: Eles exercem um papel fundamental no pós-parto

Cinthya Leite
Cinthya Leite
Publicado em 04/08/2016 às 12:55
fernando alvarenga joana e valentina-destaque FOTO:

banner-pai

"O primeiro mês após o parto foi bem intenso e fiz questão de participar de todos os momentos", conta Fernando, ao lado da esposa, Joana, e de Valentina, aos 20 dias de nascida (Foto: Nathalia Gaudêncio/Divulgação) "O primeiro mês após o parto foi bem intenso e fiz questão de participar de todos os momentos", conta Fernando, ao lado da esposa, Joana, e de Valentina, aos 20 dias de nascida (Foto: Nathalia Gaudêncio/Divulgação)

Durante as primeiras semanas após o nascimento do bebê, época também chamada de pós-parto, a rotina de cuidados com o recém-nascido é bem movimentada e inclui não apenas amamentação, mas também uma série de mudanças necessárias para zelar pelo desenvolvimento dos pequenos. Especialmente no pós-parto, quando a família passa por novas emoções, novidades e desafios, abraçar essa responsabilidade de cuidar do bebê é um desafio também para o pai, que pode ajudar a mulher ao longo dos primeiros dias de amamentação (os mais difíceis, por sinal), como também dar suporte durante a troca de fraldas, os banhos e ainda durante a realização de todas as tarefas domésticas.

Leia também:

» Pais: Como viver o encanto de todas as fases da gestação

» Confira 10 detalhes preciosos que você precisa saber antes de o bebê nascer

» Como eu aprendi a tirar, armazenar, congelar e usar o leite materno

Criador do perfil Pai de Verdade no Instagram, o jornalista Fernando Alvarenga, 31 anos, tem compartilhado uma série de informações, fotos e vídeos nas redes sociais que retratam o dia a dia ao lado da esposa, a personal trainer Joana Barros, 31, e a filha, Valentina, hoje com 10 meses. “Os primeiros dias após o parto foi bem intenso e fiz questão de participar de todos os momentos. Hoje vejo que, se eu não estivesse ao lado de Joana, ela certamente teria mais dificuldades no processo de amamentação, por exemplo. Por várias vezes, preparei as refeições e resolvi as coisas da casa para Joana ficar descansada e produzir mais leite materno”, conta Fernando, ao se referir à importância de a mulher controlar a estresse para uma melhor produção de leite.

Para ele, a figura paterna tem um papel essencial para que a maternagem e a paternagem atinjam a plenitude. Participar integralmente do desenvolvimento do filho durante o pós-parto, segundo Fernando, é papel que se estende também ao pai, que deve ter tarefas que vão além da troca de fraldas. Ele conta que organizou a rotina de sono do casal desde o dia em que chegou em casa da maternidade. “Quando Valentina acordava, era eu quem levantava. Se eu observasse que o choro não era por fome, e sim porque a chupeta caiu ou porque ela queria sentir a presença da gente, tentava colocar novamente para dormir, sem que Joana precisasse se levantar.”

E na hora de troca das fraldas, ele também teve papel ativo nessas primeiras semanas. “Sou tão parte do processo de cuidar quanto a minha esposa. Mas também não sou super-herói. Houve madrugadas em que não consegui acordar de tão cansado que estava”, relata Fernando, que faz parte de um movimento Pais no Insta, formado por um grupo de homens que mostram como a paternidade muda de forma individual a forma com que cada pai vê o mundo, planeja a vida e encara os desafios.