Estoque de bancos de leite de Pernambuco está baixo e precisa de doação

Cinthya Leite
Cinthya Leite
Publicado em 04/08/2016 às 17:44
leite-600 FOTO:

Imagem de banco de leite (Foto: Miva Filho / Divulgação) Estoque dos quatro bancos de leite com gestão estadual está baixo, o que pode prejudicar o atendimento das crianças internadas (Foto: Miva Filho / Divulgação)

Ainda é tempo de fazer um alerta, já que a Semana Mundial da Amamentação segue até esta sexta-feira (5). A Secretaria Estadual de Saúde (SES) reforça a importância de doar o leite materno excedente para os bancos de leite de Pernambuco. Segundo o órgão, o estoque das quatro unidades com gestão estadual está baixo, o que pode prejudicar o atendimento das crianças internadas.

Veja também:

» Saiba onde doar leite materno em Pernambuco

» Amamentação oferece incontáveis benefícios para a saúde física e emocional das mães

» Como tirar, armazenar e congelar o leite materno

Entre os bancos de leite, o que está em melhor situação é o do Hospital Barão de Lucena, no Recife. A unidade possui atualmente cerca de 30 litros em estoque. Por dia, o banco do hospital utiliza, em média, 1 litro. Já o banco do Hospital Agamenon Magalhães, também na capital pernambucana, possui 15 litros e utiliza 2 litros por dia, ou seja, suficiente para apenas uma semana. No interior pernambucano, o Hospital Jesus Nazareno, no Agreste, possui 10 litros e utiliza 1 por dia. Já o Hospital Dom Malan, em Petrolina, no Sertão do Estado, tem 25 litros e tem utilizado pouco mais de 2 litros por dia.

Vale ressaltar que além do leite, os bancos e postos de coleta também recebem postes de vidro com tampa plástica (tipo pote de café ou maionese), essenciais para fazer o armazenamento da substância.