Pernambuco alerta sobre a necessidade de vacinar contra sarampo, rubéola e caxumba

Cinthya Leite
Cinthya Leite
Publicado em 03/08/2016 às 9:47
vacina_destaque FOTO:

A vacina tríplice viral é a responsável por proteger a população contra o sarampo, a caxumba e a rubéola (Foto: Ashlley Melo/JC Imagem) A vacina tríplice viral é a responsável por proteger a população contra o sarampo, a caxumba e a rubéola (Foto: Ashlley Melo/JC Imagem)

Com o aumento do fluxo de visitantes nacionais e internacionais por causa das Olimpíadas e Paraolimpíadas no Rio de Janeiro, a Vigilância Epidemiológica de Pernambuco está monitorando a possibilidade da ocorrência de algumas doenças transmissíveis no Estado, de acordo com o que acontece em outros países. Para prevenir algumas doenças já conhecidas, a Secretaria Estadual de Saúde (SES/PE) reforça a necessidade de a população (crianças e adultos) manter-se imunizada contra a caxumba, a rubéola e o sarampo.

Leia também:

» Ministério da Saúde garante eficácia de vacina contra caxumba, sarampo e rubéola

A vacina tríplice viral é a responsável por proteger a população contra o sarampo, a caxumba e a rubéola. De acordo com o calendário de vacinação brasileiro, ela deve ser aplicada nas crianças aos 12 meses. Após essa dose, é feito um reforço aos 15 meses com a tetra viral (sarampo, caxumba, rubéola e varicela).

Para as crianças acima de 2 anos que não foram vacinadas aos 12 meses, a indicação é aplicar a tríplice viral em duas etapas, com intervalo de 30 dias entre elas. Já adultos a partir dos 20 anos e até os 49 anos, não imunizados ou que não sabem se foram vacinados, devem procurar os postos de saúde para se prevenir.

“É importante que os pais ou responsáveis guardem o cartão de vacinação de seus filhos. Esse é um documento importante para a vida toda. Com ele, podemos saber quais as vacinas foram aplicadas nas crianças e, com isso, seguir com o esquema de vacinação corretamente”, frisa a coordenadora do Programa Estadual de Imunização da SES/PE, Ana Catarina de Melo.

Saiba mais

A Organização Pan-Americana da Saúde (Opas) declarou, em julho deste ano, que o Brasil estava livre do sarampo. Em Pernambuco, foram registrados 26 casos entre 2013 e o início de 2014. Desde então, o Estado está livre da doença. “Mesmo com a eliminação de algumas doenças no Brasil, como a poliomielite e o sarampo, é necessário que a população continue sendo imunizada, já que outros países ainda contabilizam casos”, ressalta a coordenadora do Programa Estadual de Imunização da SES/PE, Ana Catarina de Melo.

No caso da caxumba, alguns Estados do Sul e Sudeste relataram o aumento das ocorrências. Também foram registrados casos na China. Pernambuco também foi notificado de cinco surtos - situação que caracteriza ocorrência de vários casos registrados em uma mesma localidade. Em 2015, não foram relatados surtos. De acordo com o Ministério da Saúde, estima-se que 85% dos adultos não vacinados poderão ser acometidos pela caxumba, sendo que 1/3 dos infectados não apresentará sintomas. Em relação à rubéola, também há a circulação da doença na China.