Confira boas razões para acrescentar o suco de uva integral ao cardápio

Cinthya Leite
Cinthya Leite
Publicado em 03/08/2016 às 16:35
suco destaque FOTO:

Os benefícios do suco de uva integral podem ser alcançados com uma ingestão diária de, no mínimo, 240 ml da bebida (Foto: Igo Bione/Divulgação) Os benefícios do suco de uva integral podem ser alcançados com uma ingestão diária de, no mínimo, 240 ml da bebida, segundo nutricionista (Foto: Igo Bione/Divulgação)

Nunca se falou tanto sobre os benefícios do suco de uva integral, que passou a ser inserido no cardápio por quem não abre mão de uma alimentação saudável, já que os especialistas reconhecem que o produto tem propriedades antioxidantes, que evitam a formação de radicais livres no organismo capazes de favorecer o envelhecimento celular e o aparecimento de alguns problemas de saúde.

Leia também:

» Confira a diferença entre suco e néctar de frutas para fazer boas escolhas

» Suco de uva pode ajudar quem deseja reduzir gordura abdominal, diz estudo

“Por isso, o suco de uva é considerado um alimento funcional. Mas para isso, é importante que a bebida não tenha adição de água nem de açúcar. A fruta deve ser usada na sua integralidade. Entre os compostos da uva que mais proporcionam vantagens para a saúde, está o resveratrol, além de outras substâncias”, explica a nutricionista Joyce Moraes, coordenadora do departamento de pós-graduação em nutrição do Instituto de Desenvolvimento Educacional (IDE).

Ela frisa que o resveratrol ajuda a reduzir a agressão plaquetária e evita a formação de coágulos no sangue. “Em outras palavras, o resveratrol afina o sangue. Por isso, o suco de uva pode ser indicado manter a pressão arterial controlada e para as pessoas que têm histórico de infarto e acidente vascular cerebral”, diz Joyce.

A nutricionista ainda destaca outra substância presente no suco de uva: a quercetina, que tem ação anti-inflamatória e também pode ser uma varredora dos radicais livres, que desencadeiam doenças. “A quercetina também está presente nas cebolas, mas nem todo mundo tem o hábito de comê-las.” Então, o suco de uva integral pode ser uma opção para quem deseja enriquecer o cardápio com antioxidantes.

De acordo com a especialista, os benefícios podem ser alcançados com uma ingestão diária de, no mínimo, 240 ml da bebida. Ela também reforça que, como os sucos têm quantidade significante de carboidratos, o recomendado é fazer uso da bebida com moderação, especialmente para não descontrolar as taxas de glicose no sangue. “Para uma melhor orientação nesse caso, sugere-se procurar um nutricionista”, finaliza Joyce.