Capacitação gratuita no Recife orientará fisioterapeutas sobre tratamento de microcefalia

Cinthya Leite
Cinthya Leite
Publicado em 02/08/2016 às 14:47
microcefalia-bebe-235 FOTO:

Imagem de mulher segurando bebê com microcefalia (Foto: Diego Nigro / JC Imagem) Minicurso, que acontecerá em setembro, tem como objetivo auxiliar os profissionais da área no cuidado dos pacientes com microcefalia (Foto: Diego Nigro/JC Imagem)

A Associação Brasileira de Fisioterapia Neurofuncional (Abrafin) realizará no Recife uma capacitação gratuita sobre microcefalia para fisioterapeutas. O encontro, com o tema Microcefalia: Cuidado fisioterapêutico em evidência, acontecerá no dia 7 de setembro, das 13h às 17h, no auditório do Centro de Convenções do Mercure Recife Mar Hotel, em Boa Viagem, na Zona Sul da cidade.

Leia também:

» Fisioterapeuta e terapeuta ocupacional atuam de mãos dadas

O minicurso tem como objetivo auxiliar os profissionais da área no cuidado dos pacientes com microcefalia e as consequências neurofuncionais. Na programação, palestras sobre protocolos de avaliação utilizados em fisioterapia neuropediátrica com suas indicações e faixas etárias apropriadas; abordagem fisioterapêutica baseada em evidências para as alterações do desenvolvimento neurossensorial motor de crianças com encefalopatias; apresentação de vídeos; e discussões.

"Nesse momento crítico de aumento do número de casos de microcefalia associados à epidemia de zika vírus, a Abrafin toma para si a responsabilidade de capacitar mais profissionais para o enfrentamento dessa condição. Há necessidade de cuidados especializados e infelizmente há carência numérica e qualitativa de fisioterapeutas especialistas, especialmente na rede pública", comenta Solange Canavarro, presidente da associação.

Os interessados poderão se inscrever pelo e-mail [email protected]. No total, são 200 vagas disponíveis para o curso, que faz parte da programação do 4º Congresso Brasileiro de Fisioterapia Neurofuncional (COBRAFIN). o encontro acontecerá entre os dias 7 e 9 de setembro, na capital pernambucana. Não é necessário se inscrever no congresso para participar da capacitação.