Plaza Shopping recebe ação educativa no Dia Mundial de Luta contra Hepatites Virais

Cinthya Leite
Cinthya Leite
Publicado em 27/07/2016 às 13:29
exame de sangue-destaque FOTO:

exame de sangue É importante ir ao médico regularmente e fazer os exames de rotina que detectam hepatites (Foto: Guga Matos/JC Imagem)

Para integrar o calendário do Dia Mundial de Luta contra as Hepatites Virais, o Plaza Shopping, no bairro de Casa Forte, Zona Norte do Recife, promove uma campanha educativa, nesta quinta-feira (28), em parceria com o Núcleo de Assistência aos Pacientes Hepáticos (Naphe). O intuito é conscientizar a população sobre a importância da prevenção da doença e estimular a procura pelo diagnóstico precoce e a realização de tratamentos.

Leia também:

>> Exames de hepatites B e C serão oferecidos no Pátio do Carmo

>> Hepatites virais: Infectologista esclarece cinco dúvidas sobre prevenção e tratamento

>> Médicos devem pedir exames para detecção de HIV, sífilis e hepatites, recomenda CFM

>> Não descuide da tatuagem no verão. Confira dicas de especialistas

No Piso L2 do Plaza, das 10h às 22h, profissionais do Naphe estarão em um estande para orientar sobre a realização de exame que pode diagnosticar as hepatites B e C. Para testes de hepatite B, o paciente precisa ter mais de 18 anos. Já para o de hepatite C, a idade mínima é 35 anos. O tempo de resposta dos exames é de 30 minutos.

Além da realização de exames, os profissionais do Naphe distribuirão materiais informativos sobre as hepatites para que as pessoas aprendam cada vez mais sobre a doença.

O  Dia Mundial de Luta Contra as Hepatites Virais oferece uma oportunidade para a conscientização do risco da doença. As hepatites virais, diferentemente de outras doenças causadas por vírus, têm prevenção e tratamento, com resultados positivos e semelhantes entre os diversos países.

O Naphe, localizado no bairro de Santo Amaro, área central do Recife, é uma associação civil, sem fins econômicos, com a missão de mobilização social na prevenção e atenção às hepatites virais e doenças de fígado.

Saiba mais

Grave problema de saúde pública no Brasil e no mundo, a hepatite é a inflamação do fígado. Pode ser causada por vírus, uso de alguns remédios, álcool e outras drogas, além de doenças autoimunes, metabólicas e genéticas. São doenças silenciosas que nem sempre apresentam sintomas, mas quando aparecem podem ser cansaço, febre, mal-estar, tontura, enjoo, vômitos, dor abdominal, pele e olhos amarelados, urina escura e fezes claras.

No Brasil, as hepatites virais mais comuns são as causadas pelos vírus A, B e C. Existem ainda os vírus D e E - esse último mais frequente na África e na Ásia. Milhões de pessoas no Brasil convivem com os vírus B ou C e não sabem. Elas correm o risco de as doenças evoluírem (tornarem-se crônicas) e causarem danos mais graves ao fígado como cirrose e câncer. Por isso, é importante ir ao médico regularmente e fazer os exames de rotina que detectam a hepatite.

Para saber se há a necessidade de realizar exames que detectem as hepatites, é importante observar se houve exposição a algumas dessas situações:

- Contágio fecal-oral: Condições precárias de saneamento básico e água, de higiene pessoal e dos alimentos (vírus A e E)

- Transmissão sanguínea: Praticou sexo desprotegido, compartilhou seringas, agulhas, lâminas de barbear, alicates de unha e outros objetos que furam ou cortam (vírus B, C e D)

- Transmissão sanguínea: Da mãe para o filho durante a gravidez, o parto e a amamentação (vírus B, C e D)

No caso das hepatites B e C, é preciso um intervalo de 60 dias para que os anticorpos sejam detectados no exame de sangue.

A evolução das hepatites varia conforme o tipo de vírus. Os vírus A e E apresentam apenas formas agudas de hepatite (não possuem potencial para formas crônicas). Isso quer dizer que, após uma hepatite A ou E, a pessoa pode se recuperar completamente, eliminando o vírus de seu organismo.

Por outro lado, as hepatites causadas pelos vírus B, C e D podem apresentar tanto formas agudas, quanto crônicas de infecção, quando a doença persiste no organismo por mais de seis meses.

  • Fonte: Departamento de DST, Aids e Hepatites Virais do Ministério da Saúde

Serviço:

Dia Mundial da Luta contra as Hepatites Virais

Local: Plaza Shopping - Piso L2

Data: 28/7

Horário: 10h às 22h