Microcefalia: 1.749 casos confirmados no Brasil

Cinthya Leite
Cinthya Leite
Publicado em 27/07/2016 às 19:00
microcefalia_bebê_destaque FOTO:

O Estado de Pernambuco tem 376 casos confirmados de microcefalia (Foto: Ashlley Melo/JC Imagem) O Estado de Pernambuco tem 376 casos confirmados de microcefalia (Foto: Ashlley Melo/JC Imagem)

Boletim do Ministério da Saúde, divulgado nesta quarta-feira (27), revela que, até 23 de julho, foram confirmados 1.749 casos de microcefalia e outras alterações do sistema nervoso, sugestivos de infecção congênita no Brasil. Permanecem em investigação pelo Ministério da Saúde e pelos Estados 3.062 casos suspeitos da malformação em todo o País.

Desde o início das investigações, em outubro do ano passado, 8.703 casos foram notificados ao Ministério da Saúde. Desses, 3.892 foram descartados.

Leia também:

>> CIn-UFPE desenvolve aplicativo voltado para tratamento de bebês com microcefalia

>> Microcefalia: Exposição de fotos chega ao Palácio do Campo das Princesas

Do total de casos confirmados (1.749), 272 tiveram confirmação por critério laboratorial específico para o vírus zika. O Ministério da Saúde, no entanto, ressalta que esse dado não representa adequadamente a totalidade do número de casos relacionados ao vírus. A pasta considera que houve infecção pelo zika na maior parte das mães que tiveram bebês com diagnóstico final de microcefalia.

No mesmo período, foram registrados 371 óbitos suspeitos de microcefalia e/ou alteração do sistema nervoso central após o parto ou durante a gestação (abortamento ou natimorto) no País. Isso representa 4,3% do total de casos notificados. Desses, 106 foram confirmados para microcefalia e/ou alteração do sistema nervoso central. Outros 200 continuam em investigação e 65 foram descartados.