Exames de hepatites B e C serão oferecidos no Pátio do Carmo

Cinthya Leite
Cinthya Leite
Publicado em 27/07/2016 às 17:56
pátio do carmo-destaque FOTO:

Pátio do Carmo receberá unidade móvel, onde serão realizados exames de hepatite B e C (Foto: Michele Souza/Acervo JC Imagem) Pátio do Carmo receberá unidade móvel, onde serão realizados exames de hepatite B e C (Foto: Michele Souza/Acervo JC Imagem)

Nesta quinta-feira (28), para lembrar o Dia Mundial de Combate às Hepatites Virais, o Programa Estadual de Infecções Sexualmente Transmissíveis (IST)/Aids da Secretaria Estadual de Saúde (SES) oferecerá testagem rápida das hepatites B e C. A ação será das 9h às 15h, no Pátio do Carmo, no Centro do Recife.

Leia também:

>> Hepatites virais: Infectologista esclarece cinco dúvidas sobre prevenção e tratamento

>> Plaza Shopping recebe ação educativa no Dia Mundial de Luta contra Hepatites Virais

>> Não descuide da tatuagem no verão. Confira dicas de especialistas

Na unidade móvel Prevenção Para Tod@s, serão oferecidos 100 exames para detecção de hepatite B e outros 100 para hepatite C. Em casos positivos, os pacientes serão encaminhados para os serviços de referência para complementação diagnóstica e acompanhamento especializado.

No ano de 2015, em Pernambuco, foram confirmados 64 casos de hepatite A, 112 de hepatite B e 149 de hepatite C. Os dados ainda estão sujeitos à alteração.

No Recife

Ainda no Dia Mundial de Combate às Hepatites Virais (28/7), a Secretaria de Saúde do Recife promove uma capacitação para manicures da cidade, a fim de alertar sobre a importância de prevenir a doença. A ação acontece das 9h às 11h, no Forte das Cinco Pontas, no bairro de São José, no Centro do Recife, com limite de 100 vagas. No local também haverá oferta de vacina de hepatite B.

"O público alvo da formação será manicures residentes em nossos distritos sanitários que serão capacitadas para levar a proposta de prevenção para seus atendimentos como profissional, já que o alicate de unha é um instrumento em potencial para transmissão das hepatites B e C”, comenta o coordenador do Programa Municipal de Doenças Sexualmente Transmissíveis/Aids, Alberto Enídio da Silva.

Campanha no Brasil

Também nesta quinta-feira (28), o Ministério da Saúde lança a nova campanha de prevenção às hepatites de 2016. A iniciativa marca o Dia Mundial de Luta contra as Hepatites Virais - data criada a partir de uma iniciativa brasileira que foi proposta à Organização Mundial de Saúde (OMS), em maio de 2010, durante a Assembleia Mundial de Saúde.