Pais: Como viver o encanto de todas as fases da gestação

Cinthya Leite
Cinthya Leite
Publicado em 26/07/2016 às 18:47
gestação-pai-destaque FOTO:

 

banner-pai

Ao lado da esposa, Márcio curtiu todas as fases da gestação (Foto: Igo Bione) Ao lado da esposa, Márcio curtiu todas as fases da gestação (Foto: Igo Bione/Divulgação)

O funcionário público Márcio Bezerra, 33 anos, não tem dúvidas de que a gestação é uma experiência que envolve uma série de expectativas pela chegada do bebê e que precisa ser aproveitada de maneira intensa. Ele é pai de Marina, 3 meses, e está contando os dias para vivenciar o primeiro Dia dos Pais ao lado da filha e da esposa, a odontóloga Carol Guimarães, 36 anos.

Leia também:

>> Confira 10 detalhes preciosos que você precisa saber antes de o bebê nascer

>> Gestação: entenda o que acontece com você e o bebê em cada fase

>> Pais separados: vontade dos filhos deve prevalecer nas festas de fim de ano

"Meu marido foi companheiro em todos os momentos da gestação. Participou de consultas do pré-natal e das ultrassonografias mais importantes. Lembro também que, quando cheguei ao período da gravidez em que não conseguia mais dirigir por causa da barriga, ele passou a me levar para todos os locais para onde precisava ir. Hoje é um paizão”, conta Carol.

"A gestação é uma fase muito mágica”, diz Márcio  (Foto: Igo Bione/Divulgação) "A gestação é uma fase muito mágica”, diz Márcio (Foto: Igo Bione/Divulgação)

Aos poucos, Márcio passou a desenvolver uma identidade singular como pai. “Uma mãe é diferente da outra, assim como cada criança e cada pai não são iguais. Não há fórmulas mágicas”, relata Márcio, ao falar que cada um constrói seu próprio caminho na bela missão da paternagem e da maternagem - duas palavras ligadas ao campo do afeto, do cuidado, da presença e do envolvimento emocional. Para ele, foi assim que começou a nascer a essência da figura paterna enquanto Carol estava grávida. “Foi uma fase de muita emoção para gente. Era surpreendido com notícias boas. Nunca vou me esquecer do dia em que ouvi os batimentos cardíacos de Marina pela primeira vez durante o ultrassom. Foi marcante.”

Na gestação, Márcio também fez questão de demonstrar que estava cada vez mais junto da esposa, a fim de passar tranquilidade e companheirismo, mesmo diante de dúvidas e receios que podem aparecer para qualquer casal. “Eu pensava: será que minha filha vai gostar de mim? Depois, percebi que o pai que se faz presente não precisa ter esse medo. E nunca deixei transparecer essas inquietações para Carol; não levava problemas para ela. E acredito que, dessa maneira, a gente se preparou para viver bem a gestação, um momento que é muito mágico”, ressalta Márcio.

"Este primeiro Dia dos Pais ao lado da minha filha será muito especial", conta Márcio (Foto: Igo Bione/Divulgação) "Este primeiro Dia dos Pais ao lado da minha filha será muito especial", conta Márcio (Foto: Igo Bione/Divulgação)