Saiba por que é importante ler para o bebê desde a gestação

Cinthya Leite
Cinthya Leite
Publicado em 25/07/2016 às 11:52
grávida-destaque FOTO:

grávida e livro Durante a gestação, as mães podem aproveitar para conversar com o bebê, narrar o dia para eles e ler histórias (Foto: Igo Bione/Divulgação)

O caminho para se desenvolver amor pela leitura pode começar desde o momento em que o neném está em desenvolvimento na barriga. Então, durante a gestação, as mães (e os pais também) podem aproveitar para conversar com o bebê, narrar o dia para eles e ler algumas historinhas. "A audição se desenvolve na fase intrauterina. Então, é bom falar com o bebê, que começa a identificar vozes e sons familiares, que certamente o acalmarão após o nascimento, pois ele saberá que está num ambiente já conhecido", explica a fonoaudióloga Bianca Queiroga, conselheira do Conselho Regional de Fonoaudiologia 4ª Região e professora da Universidade Federal de Pernambuco (UFPE).

Leia também:

>> Sexo na gestação é confortável, seguro e prazeroso na maioria dos casos

>> É saudável manter a barriga sarada na gestação? Especialistas tiram a dúvida

>> A primeira consulta pediátrica deve ocorrer na 32ª semana de gestação

No livro Pediatria Hoje - Orientações fundamentais para mães, pais e cuidadores (MG Editores), o pediatra Sylvio Renan Monteiro de Barros reforça a importância da leitura durante a gestação. "O bebê recebe da mãe estímulos variados, incluindo os sons por ela emitido. Portanto, a leitura pode ser iniciada nessa fase", frisa o médico.

Depois do nascimento, os pais podem continuar a ler para os filhos pequenos. Apesar de eles ainda não compreenderem o significado das palavras, os bebês passam a ter o desenvolvimento estimulado por elas. "A leitura utilizada como recurso para promover o desenvolvimento da linguagem, tanto da compreensão quanto da expressão, será um recurso válido numa etapa posterior do desenvolvimento, quando a criança já demonstrar alguma compreensão da linguagem", salienta Bianca Queiroga.

 (Foto: Igo Bione/Acervo JC Imagem) "A audição se desenvolve na fase intrauterina. Então, é bom falar com o bebê desde a gestação", diz a fonoaudióloga Bianca Queiroga (Foto: Igo Bione/Acervo JC Imagem)

Como as crianças estão sempre prontas para absorver informação, os livros realmente fazem parte de uma das melhores formas de transmissão de dados: estimulam a criatividade, a linguagem, a oralidade e a escrita. "De forma passiva (recebendo informações verbais de um leitor), a leitura estimula o bebê e a criança pequena a compreender melhor o mundo e a aprender a obter conhecimento por conta própria", explica Sylvio.

Confira outras dicas apresentadas no livro do pediatra 

- Tipo de história: O tema da leitura deverá se basear na faixa etária da criança e na cultura da família. O importante é que ela seja interessante, com textos curtos e uma interpretação lúdica dos pais. Além disso, atualmente existem livros em formatos e materiais diversos, específicos para cada idade.

- Organização do tempo: Com o dia a dia corrido e apressado, pode ser difícil arrumar tempo para ler com seu filho. Além disso, as crianças têm tantas atividades que o hábito de ler fica relegado a segundo plano. Separe um horário do dia para ler histórias aos pequenos. Dez minutos antes de dormir são suficientes.

- Seja o exemplo: É importante lembrar que o principal estímulo para os filhos, em todas as atividades, é o exemplo. Portanto, procure ler perto do seu filho. Montar uma pequena biblioteca no quarto dele também é uma bela forma de incentivo.