Ministério da Saúde confirma 1.709 casos de microcefalia no Brasil

Cinthya Leite
Cinthya Leite
Publicado em 20/07/2016 às 18:26
microcefalia destaque FOTO:

Imagem de bebê com microcefalia (Foto: Diego Nigro / JC Imagem) No Brasil, do total de casos confirmados de microcefalia, 267 tiveram confirmação por critério laboratorial específico para zika (Foto: Diego Nigro/JC Imagem)

Até 16 de julho, foram confirmados no Brasil 1.709 casos de microcefalia e outras alterações do sistema nervoso, sugestivos de infecção congênita, segundo balanço do Ministério da Saúde divulgado nesta quarta-feira (20). Desse universo, 267 casos tiveram confirmação por critério laboratorial específico para zika. Entre esses bebês que tiveram resultado laboratorial positivo para o vírus, 179 são de Pernambuco, onde há 371 casos confirmados.

Leia também:

>> Microcefalia grave acomete 53,3% dos bebês com a malformação em Pernambuco

>> Saiba em que casos planos de saúde devem cobrir testes para detectar zika

>> Zika vírus: Fundo Newton lança chamada para projetos de pesquisa

O Ministério da Saúde ressalta, no entanto, que esse dado não representa adequadamente a totalidade do número de casos relacionados ao vírus. A pasta considera que houve infecção pelo zika na maior parte das mães que tiveram bebês com diagnóstico final de microcefalia.

Desde o início das investigações, em outubro de 2015, 8.571 casos foram notificados ao Ministério da Saúde. Destes, 3.680 foram descartados por apresentarem exames normais ou por apresentarem microcefalia ou malformações confirmadas por causa não infecciosas. Também foram descartados por não se enquadrarem na definição de caso. Ainda permanecem em investigação 3.182 casos suspeitos de microcefalia em todo o País.

De outubro até o momento, foram registrados 354 óbitos suspeitos de microcefalia e/ou alteração do sistema nervoso central após o parto ou durante a gestação (abortamento ou natimorto) no País. Isso representa 4,1% do total de casos notificados. Destes, 102 foram confirmados para microcefalia e/ou alteração do sistema nervoso central. Outros 192 continuam em investigação e 60 foram descartados.