Samu: Trotes atrapalham serviço de emergência. Média de ligações falsas chega a 30%

Cinthya Leite
Cinthya Leite
Publicado em 06/07/2016 às 16:52
telefone_destaque FOTO:

Samu alerta que trotes podem comprometer uma vida (Foto: Free Images) Samu alerta que trotes podem comprometer uma vida (Foto: Free Images)

Durante as férias escolares, aumenta o alerta em relação às chamadas na central de teleatendimento do Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (Samu-192) do Recife. Embora a média de ligações falsas tenha caído de 45%, nos primeiros meses de 2015, para 30% este ano, a preocupação continua.

Leia também:

>> Qualidade de vida de enfermeiros do Samu é comprometida por má condição de trabalho

De acordo com o coordenador do Samu Metropolitano, Leonardo Gomes, o número é o menor desde 2003, mas ainda não é o ideal. “A nossa meta é sempre diminuir a quantidade das chamadas falsas recebidas. Nos países desenvolvidos, essa média fica entre 20% e 25%. Então, precisamos continuar as ações educativas para que as pessoas se conscientizem que esse tipo de atitude pode comprometer uma vida”, explica Leonardo. Ele reforça que o alerta também é para os adultos, que poderão responder por crime previsto no Código Penal. "Durante o dia, os trotes são realizados normalmente por crianças e, à noite, por adultos", informa.

A redução no índice deve-se, segundo ele, às ações educativas do Projeto Samu nas Escolas e de divulgação na imprensa. “Além de realizarem os atendimentos médicos, nossos profissionais se dedicam a levar o assunto para dentro das escolas. Nas palestras, eles fazem demonstrações de primeiros socorros e falam sobre a importância desse socorro às vítimas, enfatizando que o trote dificulta o trabalho das equipes.”

Neste ano, 21 escolas municipais já receberam as equipes do Samu, atingindo mais de mil alunos da rede. “Percebemos que, quanto maior o número de escolas que recebem o projeto, menor o número de trotes recebidos”, afirma o coordenador médico do Núcleo de Educação Permanente, Sérgio Murilo.

Saiba mais

No Recife, o Samu tem nove bases descentralizadas além da central, localizada na Avenida Manoel Borba, 951, na Boa Vista, no Centro do Recife. Na Central de Regulação Médica das Urgências, trabalham 163 profissionais (entre médicos, enfermeiros, rádio operadores e teleatendentes) 24 horas por dia, recebendo chamadas via 192.

Atualmente, a frota é composta por 22 viaturas, sendo 18 unidades de suporte básico e quatro unidades de suporte avançado. Ainda há sei motolâncias e 10 veículos do tipo 4 x 4 – estes últimos substituem os furgões no período de chuva.