Oftalmologista explica como tecnologia promove diagnóstico precoce de problemas da visão

Cinthya Leite
Cinthya Leite
Publicado em 06/07/2016 às 15:11
Hope_destaque FOTO:

Bernardo Cavalcanti (à dir.) ressalta que novos equipamentos possuem tecnologia que permite diagnóstico mais precoce e preciso de problemas da visão (Foto: Divulgação) Bernardo Cavalcanti (à dir.) ressalta que novos equipamentos possuem tecnologia que permite diagnóstico mais precoce e preciso de problemas da visão (Foto: Divulgação)

O laser se tornou um aliado dos oftalmologistas, pois passou a apresentar bons resultados no diagnóstico e tratamento de doenças que acometem a visão. O oftalmologista Bernardo Cavalcanti, do Hospital de Olhos de Pernambuco (Hope), explica que, entre as tecnologias mais atuais, está a tomografia de coerência óptica (OCT) com angiografia. Confira:

- Qual o destaque desse aparelho?

Bernardo Cavalcanti - Ele permite uma análise mais detalhada dos vasos da retina e do nervo óptico sem a necessidade de injetar nenhum tipo de contraste, permitindo a realização desse exame em todos os pacientes, mesmo naqueles com história de alergia ao contraste ou algum problema clínico que não permita o uso de contraste. Esse OCT também possui uma tecnologia que nos fornece uma qualidade de imagem superior aos demais, permitindo uma melhor avaliação da retina e detecção de alterações nas doenças em fases iniciais.

- É uma tecnologia que pode ser útil na identificação de doenças mais comuns no envelhecimento? 

Bernardo Cavalcanti - Outra doença cada vez mais comum, devido ao envelhecimento, é a degeneração macular relacionada à idade (DMRI), que é uma importante causa de cegueira. A OCT com angiografia traz novas informações e de melhor qualidade que nos permitem um tratamento mais preciso para o paciente, com melhor identificação das alterações na retina causadas pela DMRI. Logo, o paciente poderá ser melhor tratado e acompanhado. Porém, a tecnologia é uma parte do atendimento aos pacientes. A parte mais importante ainda é a conversa e o saber ouvir para que, junto à tecnologia, possamos dar um diagnóstico mais preciso e tratar melhor nossos pacientes.

Leia também:

>> Saúde ocular: equipamento permite visualizar camadas da retina em ampla profundidade

>> Poucas horas de sono podem prejudicar a visão, alerta médica

- E há algum destaque para tratamento de doenças da retina? 

Bernardo Cavalcanti - Nós já dispomos do laser do tipo Pascal para esse tratamento. É um laser que possui uma tecnologia que permite a realização de múltiplos disparos simultâneos de maneira padronizada, possibilitando um tratamento bem mais rápido ao paciente. Além disso, esse novo laser dói bem menos do que o anterior. Consequentemente, o oftalmologista poderá tratar de forma mais rápida e adequada os casos necessários. O equipamento também possui uma tecnologia que permite realizarmos a aplicação do laser mais próxima da mácula, área da retina responsável pela visão central e detalhada. Essa possibilidade nos permite tratar melhor o edema macular secundário a doenças como a retinopatia diabética e serosa central, pois uma área maior pode ser tratada com mais precisão e segurança. Diversas doenças na retina se beneficiam dessas tecnologias. A diabetes, que é uma das principais causas de cegueira irreversível, é uma delas.