Ministro da saúde visita unidades de saúde em Caruaru e no Recife

Cinthya Leite
Cinthya Leite
Publicado em 02/07/2016 às 13:12
Hospital Mestre Vitalino_destaque FOTO:

Hospital Mestre Vitalino é uma das unidades que serão visitadas pelo ministro da Saúde, Ricardo Barros, na segunda-feira (4/7). Em dois anos, hospital computa mais de 30 mil atendimentos (Foto: Divulgação) Hospital Mestre Vitalino é uma das unidades que serão visitadas pelo ministro da Saúde, Ricardo Barros, na segunda-feira (4/7). Em dois anos, hospital computa mais de 30 mil atendimentos (Foto: Divulgação)

O ministro da Saúde, Ricardo Barros, estará em Pernambuco nesta segunda-feira (4/7) para conhecer serviços de saúde de Caruaru, no Agreste do Estado, e do Recife, além de ter encontros com prefeitos e secretários municipais pernambucanos. O secretário de Saúde de Pernambuco, Iran Costa, participará da agenda, que terá início às 9h30 em Caruaru.

Pela manhã, o ministro irá ao Hospital Mestre Vitalino, que, em dois anos de funcionamento, realizou mais de 30 mil atendimentos. A unidade, que teve um investimento de mais de R$ 100 milhões na sua construção e equipagem, é referência em clínica médica, pediatria, neurologia e oncologia para todo o Agreste pernambucano.

Em seguida, as autoridades irão à Unidade Pernambucana de Atenção Especializada (Upae), projeto do Governo Estadual que leva consultas com especialistas e exames ambulatoriais para a população. Inaugurada em 2013, a Upae, que beneficia 1,2 milhão de pessoas de 32 municípios, atende pacientes nas especialidades de cardiologia, dermatologia, endocrinologia, gastroenterologia, neurologia, oftalmologia e urologia, além de ser referência na reabilitação às crianças com microcefalia.

Em 2015, foram realizados cerca de 6 mil consultas médicas, 26 mil não médicas, 135 mil exames laboratoriais e de imagem e 3,6 mil cirurgias. O local, que contou com um investimento de R$ 24 milhões, ainda tem capacidade para realizar cirurgias ambulatoriais de baixa complexidade.

No Recife

À tarde, na capital pernambucana, o ministro visitará o Hospital da Mulher do Recife Dra. Maria Mercês Pontes Cunha. Inaugurada em maio deste ano, a unidade já realizou cerca de 2 mil consultas e aproximadamente 10 mil exames. Também foram realizados 66 partos na unidade, que fica localizada no bairro do Curado, Zona Oeste do Recife. Em seguida, o ministro visita o Instituto Materno Infantil Professor Fernando Figueira (Imip), no bairro da Boa Vista, área central da cidade.