Psicóloga cria baralho que auxilia no tratamento de pessoas com hemofilia

Cinthya Leite
Cinthya Leite
Publicado em 30/06/2016 às 16:51
baralho-235 FOTO:

Imagem de cartas de baralho (Foto ilustrativa: Free Images) Jogo explica, de maneira educativa, como a hemofilia afeta o organismo quando ocorrem sangramentos (Foto ilustrativa: Free Images)

Um tipo de jogo de baralho foi elaborado para auxiliar crianças e adultos que convivem com hemofilia. Chamadas de IN-HEMOAÇÃO - Brincando e aprendendo sobre hemofilia, inibidores e tratamentos, as cartas ensinam, de forma simples e lúdica, sobre temas que envolvem o tratamento da doença.

Leia mais:

» Nova técnica proporciona mais qualidade de vida ao paciente com hemofilia

» Evolução do tratamento da hemofilia resgata qualidade de vida dos pacientes

Criado pela psicóloga Frederica Cassis, a ferramenta é composta de dois jogos de baralho e um manual explicativo que descreve cada carta. Entre as lições aprendidas, coagulação, os inibidores e efeitos, atividades e tratamentos diversos, além da profilaxia - que previne os sangramentos, que se ocorrerem se não tratados imediatamente, podem causar sequelas graves. "Toda a equipe multidisciplinar pode fazer uso das cartas, que têm uma sequência lógica. Inclusive, pais e os jovens pacientes também poderão aprender brincando em família", diz a especialista.

Leia também:

» Aplicativo ajuda no tratamento de pacientes com TDAH

» Aplicativo auxilia crianças e adolescentes com autismo no processo de aprendizagem

» Aplicativos auxiliam rotina de pacientes que convivem com problemas de visão

"O baralho auxilia diariamente enfermeiros, médicos ou psicólogos que lidam ou cuidam de pacientes com hemofilia, que explicam com imagens para crianças e também adultos o que acontece no corpo dos portadores de hemofilia ou situações de sangramento. Quando a pessoa tem um autoconhecimento sobre o que ocorre com seu próprio organismo, tem maior aceitação do tratamento, principalmente o preventivo e domiciliar, que inibe as hemorragias por meio de infusões que são realizadas de duas a três vezes por semana”, explica a presidente da Federação Brasileira de Hemofolia (FBH), Mariana Battazza Freire.

Para receber o IN-HEMOAÇÃO basta procurar um Hemocentro ou Centro de Tratamento de Hemofilia (CTH). Outras informações sobre o jogo no site da FBH.