Hospital das Clínicas da UFPE promove mutirão para detectar glaucoma

Cinthya Leite
Cinthya Leite
Publicado em 29/06/2016 às 11:01
olhos-destaque FOTO:

Imagem de olho azul (Foto: Free Images) O glaucoma é uma doença ocular que provoca lesão no nervo óptico e campo visual, podendo levar à cegueira quando não controlado (Foto: Free Images)

O Hospital das Clínicas da Universidade Federal de Pernambuco (UFPE) promove, neste sábado (2/7), mais uma edição do mutirão de detecção do glaucoma. A ação, aberta a pessoas a partir de 40 anos, será realizada das 8h às 12h, no estacionamento da Portaria 4 do HC, próximo à Clínica Dermatológica. Os atendimentos serão organizados por ordem de chegada. Não é necessário ter encaminhamento nem trazer algum documento específico.

Leia também:

» Coçar os olhos pode agravar deformidade na córnea e aumentar grau de astigmatismo

» Confira 5 dicas para ter boa visão depois dos 60 anos

» Glaucoma em cães exige cuidados especiais

De acordo com a chefe do Serviço de Oftalmologia, Isabel Lynch, a escolha de focar o mutirão nas pessoas acima dos 40 anos é devido ao fato de que essa faixa etária se configura como fator de risco do glaucoma crônico simples (forma mais comum da doença). "Outro fator de risco, além da idade, está no grupo de pessoas que tem na família alguém com glaucoma, já que é uma doença hereditária. Há também uma maior incidência em afrodescendentes."

Durante a consulta, as pessoas serão submetidas a dois procedimentos: a tonometria, que é um exame para medir a pressão interna do globo ocular, e o exame de fundo do olho, que é um dos testes essenciais para a detecção da doença. “O glaucoma é assintomático. Por isso, realizar o exame é essencial para o seu diagnóstico precoce. Se o glaucoma não for tratado corretamente, pode levar à cegueira”, explica Isabel. Os pacientes do mutirão que forem diagnosticados com a doença serão encaminhados para tratamento no Ambulatório de Oftalmologia do HC.

“Além da realização do atendimento, promoveremos ações educativas e orientações sobre cuidados oftalmológicos, já que a proposta do mutirão também é conscientizar a população sobre a importância dos cuidados com a visão", acrescenta Isabel.

O mutirão contará com a atuação de 20 profissionais do Serviço de Oftalmologia do HC, além de cerca de 25 voluntários, entre acadêmicos da UFPE, integrantes do Lions Clube do Recife e da Liga de Oftalmologia da Universidade de Pernambuco (UPE).