Caravana dos Genéricos promove ação para realizar exames gratuitos no Recife

Cinthya Leite
Cinthya Leite
Publicado em 29/06/2016 às 10:45
Caravana dos Genéricos_destaque FOTO:

Na carreta, são realizados testes para verificar taxas de glicemia, colesterol, pressão arterial e IMC (Foto: Divulgação) Na carreta, são realizados testes para verificar taxas de glicemia, colesterol, pressão arterial e IMC (Foto: Divulgação)

O Parque da Jaqueira, na Zona Norte do Recife, recebe a Caravana dos Genéricos nesta quinta e sexta-feira, dias 30/6 e 1º/7, das 7h às 13h. A iniciativa, da Medley (uma empresa do Grupo Sanofi), tem como objetivo atender gratuitamente a população e realizar testes para verificar as taxas de glicemia, colesterol, pressão arterial e índice de massa corporal (IMC), além de medir a circunferência abdominal.

Leia também:

» Maioria dos brasileiros acredita na efetividade de medicamentos genéricos

» Brasil bate recorde em 2015 no registro de medicamentos

» Uso recreativo: Jovens usam medicamentos para impotência sexual de forma abusiva

» Índice de massa corporal saudável para idosos é diferente do recomendado para jovens

Numa carreta, os exames serão realizados por profissionais da saúde, e os resultados serão recebidos na hora. Caso seja detectada alguma alteração nas taxas, os profissionais de saúde orientarão a população e indicarão que essas pessoas procurem por atendimento médico especializado para aprofundar a investigação e iniciar o tratamento adequado, disponível na rede pública de saúde.

Ainda na Caravana dos Genéricos, os participantes assistirão a um filme em 3D sobre medicamentos genéricos, que abordará desde o conceito e à maneira como são produzidos, passando pelos atributos mais importantes: preço, qualidade, eficácia e segurança. Ao sair da carreta, todos receberão material informativo com dicas para prevenção sobre doenças para as quais fizeram os testes.

Nesta edição, a Caravana dos Genéricos percorrerá mais de 8 mil quilômetros (Foto: Divulgação) Nesta edição, a Caravana dos Genéricos percorrerá mais de 8 mil quilômetros (Foto: Divulgação)

Dados do Ministério da Saúde mostram que 17,9% da população têm obesidade e 52,5% apresentam excesso de peso. Já a hipertensão e a diabetes, que também são doenças que podem ser identificadas por quem participa da caravana, representam importante risco cardiovascular quando estão fora de controle.

Saiba mais

Além do Recife, outras regiões metropolitanas do País receberão a carreta. No total, a Caravana dos Genéricos percorrerá mais de 8 mil quilômetros e, dessa maneira, atenderá mais de 6 mil pessoas. A carreta já passou, nesta edição, por Porto Alegre (RS) e Belo Horizonte (MG); ainda seguirá para o Rio de Janeiro (RJ), Campinas (SP) e São Paulo (SP).