Confira orientações para proteger os olhos da fumaça e dos fogos neste São João

Cinthya Leite
Cinthya Leite
Publicado em 22/06/2016 às 15:26
fogos_Destaque FOTO:

Além da fumaça, que irrita os olhos, os fogos e cinzas podem causar danos permanentes à visão (Foto: Beto Figueirôa/Acervo JC Imagem) Além da fumaça, que irrita os olhos, os fogos e as cinzas podem causar danos permanentes à visão (Foto: Beto Figueirôa/Acervo JC Imagem)

Nesta temporada de festas juninas, é importante redobrar o cuidado com a visão. Um dos fatores que mais causam acidentes é o fato de as pessoas se aproximarem para tocar nos fogos que não explodiram. Esses estilhaços podem perfurar o globo ocular causando destruição de tecidos e comprometendo seriamente a visão. Até o aparentemente inofensivo traque de massa é capaz de causar lesão à córnea. Para esses casos, a dica é jamais se aproximar dos explosivos. Também é fundamental acompanhar as crianças na hora de manipular os fogos.

Leia também:

>> Festas de São João: Barulho dos fogos de artifício ameaçam a audição

>> Médico reforça alerta para risco de queimaduras no período de festas juninas

Confira as dicas dos oftalmologistas:

1. "É preciso ter cuidado com as cinzas que saem das fogueiras e podem atingir os olhos, causando irritação ocular, olho vermelho e traumas mais graves, como queimaduras oculares", diz o oftalmologista Lúcio Maranhão, do Hospital de Olhos de Pernambuco (Hope).

2. O calor e a fumaça das fogueiras e dos fogos de artifício podem causar ardor, queimação, hiperemia (vermelhidão), lacrimejamento e prurido (coceira) nos olhos. A córnea e a pálpebra são as regiões mais acometidas. “Os sintomas podem evoluir para simples e passageira irritação até uma conjuntivite, inflamação da conjuntiva, a membrana que recobre a parte anterior do olho”, explica a oftalmologista Ana Carolina Valença Collier, do Instituto de Olhos do Recife (IOR). “Até o fato de se levar mais as mãos aos olhos, seja para coçá-los ou para diminuir o mal estar, contribui para o aumento de incômodos na visão”, acrescenta.

3. Em caso de queimadura, o procedimento correto a se fazer é lavar imediatamente os olhos com água limpa e corrente. Após o cuidado inicial, faz-se necessário uma avaliação de emergência com o oftalmologista para averiguar a extensão do dano e iniciar o tratamento específico, clínico ou cirúrgico. "Vale atentar que a rapidez do socorro é de extrema importância, pois às vezes a demora em socorrer a vítima é fator determinante para que ocorra a perda da visão", aconselha Lúcio Maranhão.

4. Para se ter uma ideia da necessidade de prevenção, a incidência de acidentes no São João sempre aumenta significativamente. “Todos os anos, temos um aumento de 20%, em média, no atendimento da emergência do IOR, devido principalmente a lesões decorrentes do período junino”, comenta Ana Carolina Valença.

5. "É importante observar a data de validade e o certificado de garantia dos explosivos, seguir atentamente as instruções do fabricante, não permitir que as crianças façam uso dos fogos sem supervisão de um responsável, nunca segurar os fogos com as mãos e jamais associar bebida alcoólica ao uso de explosivos", alerta Lúcio Maranhão.