Pesquisa avalia o uso de drogas no tratamento de transtorno de estresse pós-traumático

Cinthya Leite
Cinthya Leite
Publicado em 20/06/2016 às 13:37
remedio-235 FOTO:

Imagem de diversos medicamentos (Foto: Free Images) Estudo investiga os efeitos do uso de canabinoides em ratos que sofrem de transtorno de estresse pós-traumático (Foto: Free Images)

Da Agência Fapesp de notícias

O transtorno do estresse pós-traumático é um distúrbio psiquiátrico que pode afetar pessoas que sofreram algum tipo de trauma como, por exemplo, um assalto, um ato de violência extrema ou a perda repentina de um ente querido. O transtorno acontece quando, diante de uma situação de medo ou de ansiedade, o doente responde de forma desproporcional, voltando a experimentar os mesmos sentimentos de tristeza, pavor, dor ou pânico que sentiu quando passou pela violência ou tragédia original.

Leia mais:

» Tremor palpebral pode estar associado a estresse e olho seco

» Estresse pode abalar mais a saúde das mulheres do que a dos homens

» Estresse vivenciado nas metrópoles pode prejudicar saúde do coração

» Quase 70% das brasileiras têm que lidar com o estresse, diz pesquisa

Uma das formas de tratamento do transtorno de estresse pós-traumático (TEPT) é buscar, por meio de uso de medicação, aliviar as sensações de medo e de dor nos momentos em que elas reaparecem. Descobrir quais seriam as drogas capazes de surtir efeito contra os sintomas da TEPT é o primeiro passo no caminho do desenvolvimento de novas terapias.

Este é o objeto de pesquisa da farmacologista Cristina Stern, atualmente na Universidade Federal do Paraná. Ela investiga os efeitos do uso de canabinoides em ratos que sofrem de TEPT e acaba de publicar um trabalho no periódico European Neuropsychopharmacology.

A pesquisa foi supervisionada pelo professor Leandro Bertoglio, da Universidade Federal de Santa Catarina, e também contou com a colaboração do professor Francisco Silveira Guimarães, da Faculdade de Medicina de Ribeirão Preto, da Universidade de São Paulo (USP). Guimarães coordena o Projeto Temático “Mecanismos celulares e moleculares envolvidos no papel de neurotransmissores atípicos em transtornos neuropsiquiátricos” apoiado pela FAPESP, que investiga o uso de canabinoides nos transtornos mentais e rendeu, nos últimos quatro anos, quase 40 publicações científicas.

“Eu estou muito entusiasmado com os resultados da pesquisa de Stern”, diz Francisco Guimarães, da USP-Ribeirão Preto. “Somos os primeiros a mostrar que o canabidiol ou sua combinação com o THC, interfere na reconsolidação de memórias aversivas, um processo que tem sido associado ao transtorno de estresse pós-traumático.”

Memória atenuada

O TEPT acontece principalmente pela formação de uma memória traumática, afirma Cristina Stern, com consequências ruins para a saúde física e mental, comportamento, o convívio com a família e em sociedade. “Hoje não existe nenhuma terapia farmacológica adequada. O que existe apenas reduz os sintomas, porém sem afetar a memória.”

Em termos neurológicos a formação de uma memória ocorre quando diversos neurônios no cérebro são ativados e fazem conexões entre si, criando a representação neural de uma memória ou do evento traumático.

Confira a matéria completa no site da Agência Fapesp de notícias.