Médico reforça alerta para risco de queimaduras no período de festas juninas

Cinthya Leite
Cinthya Leite
Publicado em 16/06/2016 às 10:03
fogos_Destaque FOTO:

Imagem de fogueira (Foto: Rodrigo Lôbo / Acervo JC Imagem) Vale investir em cuidados para evitar queimaduras com fogueiras e fogos (Foto: Rodrigo Lôbo / Acervo JC Imagem)

Nesta temporada de festas juninas, aumenta o risco de acidentes com fogos e fogueiras. Em 2015, de 13 a 29 de junho, o SOS Queimaduras e Feridas do Hospital São Marcos, localizado no Recife, atendeu 30 pacientes vítimas de queimaduras desse tipo. Esse é o segundo período do ano com maior número de casos de queimaduras, atrás apenas das festas de fim de ano. Portanto, o cuidado deve ser redobrado.

“O alerta é constante: fogos e desatenção não combinam. As crianças precisam ter a diversão supervisionada por um adulto, e os adultos também devem estar atentos para não sofrerem queimaduras”, afirma o cirurgião plástico Marcelo Borges, que está à frente do serviço, referência em Pernambuco.

Leia também:

>> “Não há fogos de São João inocentes; nem mesmo traque de massa”, diz especialista

>> Atendimento personalizado para pessoas com queimaduras é ampliado em Pernambuco

Para evitar acidentes, o cuidado se inicia na compra dos fogos. É preciso observar a data de validade e a condição de armazenamento, bem como não utilizar materiais de fabricação caseira. Na hora de soltar os fogos, eles devem ser segurados com as mãos e disparados ao ar livre, longe de árvores e da rede elétrica.

“Também é importante não tentar acender os fogos que falharem e não apontá-los na direção de outras pessoas”, reforça o médico. E o cuidado não se resume apenas à noite de festa. No dia seguinte, as cinzas que restaram da fogueira ainda podem causar queimaduras. Remova-as com cuidado e longe das crianças.

Saiba o que fazer em caso de queimadura:

- Se houver chamas nas roupas ou cabelos, role a vítima no chão ou utilize um cobertor para apagar o fogo

- Lave o ferimento em água corrente, mas não utilize sabão

- Não coloque gelo, pois queima tanto quanto o calor

- Também não utilize manteiga, pomadas ou outra substância sem orientação médica, pois pode agravar o ferimento

- Se houver sangramento, ele pode ser estancado envolvendo-se o local com pano limpo e úmido

- Evite tocar a área queimada

- Procure atendimento médico. Apenas um profissional pode avaliar o quadro e determinar o tratamento correto