Confira 7 dicas para combater a insônia

Cinthya Leite
Cinthya Leite
Publicado em 13/06/2016 às 17:09
sono-235 FOTO:

Imagem de mulher dormindo (Foto: Free Images) Adotar algumas medidas simples no dia a dia podem não apenas combater a insônia, como também melhorar a qualidade do sono (Foto ilustrativa: Free Images)

Estresse e ansiedade. Esses são dois dos principais motivos quando o assunto é insônia. A dificuldade que muitos encontram para dormir bem leva várias pessoas a recorrer a medicamentos que induzem o sono. Esse hábito, no entanto, pode causar danos à saúde ao longo prazo. A recomendação dos especialistas é adotar algumas medidas simples no dia a dia que podem melhorar significativamente a qualidade de vida.

Leia também:

» Meditação ajuda a controlar insônia em mulheres que usam medicamentos para dormir

» Poucas horas de sono podem prejudicar a visão, alerta médica

» Reflexologia: massagem nos pés considerada coadjuvante no tratamento de doenças

"Antes de recorrer à medicações para ajudar no sono, o ideal é checar se esta insônia não está sendo provocada pelo que chamamos de má higiene do sono", alerta o psiquiatra Amaury Cantilino, doutor em neuropsiquiatria e ciências do comportamento. Alguns costumes, como evitar atividades que estimulem o cérebro (uso de celular, por exemplo) pela noite ou não praticar atividades físicas neste horário, podem ajudar e muito no combate à insônia. "Se esses hábitos não ajudarem, o paciente deve procurar um especialista. Nós não devemos subestimar os riscos da insônia crônica", finaliza o especialista.

Confira os sete passos para combater a insônia:

Infográfico: Guilherme Castro / NE10)