HCor firma parceria com Ministério da Saúde para expansão de cirurgias de cardiopatias congênitas

Cinthya Leite
Cinthya Leite
Publicado em 07/06/2016 às 16:05
coração-235 FOTO:

Ilustração de coração com curativo (Foto: Free Images) Objetivo da parceria é firmar projeto para tratar, por meio de cirurgias e respectivos acompanhamentos ambulatoriais, pacientes neonatos e pediátricos que convivem com cardiopatias congênitas no Brasil (Foto ilustrativa: Free Images)

O HCor (Hospital do Coração), em São Paulo, firmou uma parceria com o Ministério da Saúde (MS) para criação de um projeto de cooperação para desenvolvimento e expansão da cirurgia de cardiopatias congênitas no Brasil. O objetivo é tratar, por meio de cirurgias e respectivos acompanhamentos ambulatoriais, pacientes neonatos e pediátricos que convivem com cardiopatias congênitas no Brasil. Com a iniciativa, será possível atender neonatos e crianças com cardiopatias congênitas de áreas especificas do país onde este tipo de cirurgia não é realizado, bem como oferecer tratamento especializado e de alta complexidade permitindo a redução da fila de espera para este tipo de cirurgia.

Leia também:

» Pernambuco é 1º lugar em transplantes de coração, medula óssea e rim N/NE

» Saiba quando crianças e jovens devem passar pelo eletrocardiograma, o RG do coração

Além do atendimento de crianças com cardiopatias congênitas, o HCor foi pioneiro e responsável no desenvolvimento do primeiro centro de cardiologia pediátrica em Manaus, por meio de um treinamento em cardiologia pediátrica de 27 profissionais do Hospital Francisca Mendes, pelo corpo clínico do HCor. Já neste ano, o treinamento está sendo destinado a 28 profissionais das mais diversas áreas de atuação do Hospital Universitário da Universidade Federal do Maranhão (HUUFMA), responsáveis pelo atendimento a pacientes cardiopediátricos. De acordo com a cardiologista e coordenadora do Serviço de Cardiologia Pediátrica e Cardiopatias Congênitas do HCor, Ieda Jatene, 50% dos portadores de cardiopatias congênitas devem ser operados no primeiro ano de vida, o que totaliza uma necessidade superior a 11.500 novos procedimentos/ano no Brasil.

“Por meio deste projeto, o Ministério da Saúde espera diminuir a defasagem critica existente no atendimento de pacientes com cardiopatias congênitas principalmente nas regiões Norte, Nordeste e Centro Oeste do país. Já para o HCor é extremamente importante tratar e proporcionar melhor qualidade de vida a esse grupo de pacientes”, esclarece.

O projeto teve início em 2015 e tem como meta tratar, de forma integral, crianças portadoras de cardiopatias congênitas complexas em um total de 120 pacientes ao final do triênio, de diferentes regiões do pais, indicados pela CNRAC (Central Nacional de Regulação de Alta Complexidade) órgão do Ministério da Saúde vinculado à Secretaria de Atenção a Saúde (SAS).

O HCor atende três pacientes por mês encaminhados via CNRAC para consultas, exames, cateterismo, cirurgias de alta complexidade. “O SUS (Sistema Único de Saúde) se responsabiliza pelo pagamento da passagem ida e volta do paciente e do seu acompanhante do estado de origem até São Paulo. Já a estada na ONG ACTC (Casa do Coração) bem como alimentação durante todo o período da internação são custeadas pelo HCor”, explica a coordenadora de projetos assistenciais do HCor, Adriana Pedranzini.

Em 2015 foram atendidas e tratadas 35 crianças com cardiopatias congênitas através desse projeto com o Ministério da Saúde. Neste ano, até o mês de junho, já foram realizados 15 procedimentos em crianças vindas de Tocantins, Acre, Espirito Santo, Santa Catarina, Minas Gerais e Piauí. A expectativa é tratar, até o final do ano, um total 40 pacientes. “Esperamos que, para o ano de 2017, nós possamos manter o mesmo número de atendimentos na Instituição, seguindo o mesmo modelo obedecido até o momento de assistir aos pacientes das regiões mais carentes e desprovidas de recursos para os pacientes com cardiopatias congênitas complexas”, finaliza Jatene.