Doutores da Alegria promovem festejos de São João em hospitais do Recife

Cinthya Leite
Cinthya Leite
Publicado em 07/06/2016 às 16:55
Doutores-da-Alegria-Sao-Joaozinho-235 FOTO:

Imagem de palhaços da ONG Doutores da Alegria (Foto: Lana Pinho / Divulgação) O São Joãozinho da ONG Doutores da Alegria passará por cinco hospitais públicos da capital pernambucana neste mês de junho para fazer a festa das crianças internadas nas unidades (Foto: Lana Pinho / Divulgação)

Os palhaços da ONG (Organização Não Governamental) Doutores da Alegria promoverão neste mês o São Joãozinho em cinco hospitais da capital pernambucana. A festa começa na próxima terça-feira (14) no Instituto de Medicina Integral Professor Fernando Figueira (Imip). Já no dia 16, será a vez do Hospital Oswaldo Cruz/Procape, seguido do Hospital Infantil Maria Lucinda, no dia 17 de junho e Hospital da Restauração (HR), no dia 20. Os festejos terminarão no dia 22 de junho, com festa no Hospital Barão de Lucena. Os cortejos juninos, que passam pelas alas pediátricas das unidades hospitalares, serão realizados sempre às 10h.

Este ano, haverá homenagem para a rainha do forró e do xaxado, Marinês, falecida em 2007 aos 71 anos. A principal atração do São Joãozinho será “Marinês e sua gente”, tendo como protagonista a Dra. Svenza (Luciana Pontual). Para animar a festa, o som do Trio Porta Soro, com sanfona, zabumba e triângulo. O repertório será composto por músicas de Luiz Gonzaga. Além disso, os três santos juninos: Santo Antônio, São São João e São Pedro, também participam da festa, que terá noiva à procura de casamento matuto e ainda a escolha da Rainha do Milho do hospital.

Oito atores/palhaços do elenco da ONG se revezam no São Joãozinho nos hospitais: Luciana Pontual (Dra. Svenza), Arilson Lopes (Dr.Ado), Eduardo Filho (Dr.Dud Grud), Fábio Caio (Dr.Eu Zébio), Luciano Pontes (Dr.Lui), Marcelo Oliveira (Dr.Marmelo), Marcelino Dias (Dr.Micolino) e Anderson Machado (Dr.Cavaco). A ação tem produção executiva de Arilson Lopes e Nice Vasconcelos. "No Nordeste, o São João é uma data muito comemorada, principalmente no interior do estado. Muitas crianças internadas, inclusive vindas de outras cidades, se surpreendem quando chegamos ao hospital especificamente para comemorar o São João", comenta o ator, palhaço e coordenador artístico da unidade Recife da ONG, Arilson Lopes.

A expectativa da ONG é que até 2 mil pessoas assistam às comemorações do São Joãozinho nos cinco hospitais visitados pelos palhaços na ação. Quatro deles – Imip, Oswaldo Cruz/Procape, Restauração e Barão de Lucena – são atendidos semanalmente pelos palhaços. O Hospital Infantil Maria Lucinda, apesar de não receber palhaços regularmente, já é parceiro da ONG.

Calendário São Joãozinho do Doutores da Alegria:

14.06 - Imip

16.06 - Hospital Oswaldo Cruz / Procape

17.06 - Hospital Infantil Maria Lucinda

20.06 - Hospital da Restauração

22.06 - Hospital Barão de Lucena

Saiba como ajudar a ONG

O trabalho do Doutores da Alegria, gratuito para os hospitais, é mantido por doações de empresas e de pessoas físicas, tanto por recursos próprios quanto por recursos advindos por meio das leis de incentivo fiscal. Os recursos das contribuições permitem a manutenção e expansão das atividades e da estrutura do grupo, a realização de atividades de formação, oficinas e o aprimoramento técnico dos artistas. Para saber como ajudar a entidade e conferir a história da ONG, é só acessar o site do Doutores da Alegria.