Médicos lançam aplicativo para compartilhar práticas no tratamento de doenças

Cinthya Leite
Cinthya Leite
Publicado em 05/06/2016 às 10:00
medico-235 FOTO:

Imagem de médica segurando prancheta (Foto: Free Images) Ideia do aplicativo é ajudar médicos a compartilharem suas práticas e auxiliar no tratamento de pacientes em uma escala global (Foto ilustrativa: Free Images)

Cirurgiões holandeses lançaram o MDLinking, aplicativo para ajudar médicos a compartilharem suas práticas e auxiliar no tratamento de pacientes em uma escala global. Profissionais de medicina da Europa, África, Ásia e dos EUA já se inscreveram para usar a ferramenta online, que combina streaming ao vivo com mensagens instantâneas e networking.

Leia também:

» Aplicativo ajuda no tratamento de pacientes com TDAH

» Aplicativo ajuda médicos e enfermeiros no controle glicêmico de pacientes

» Aplicativo auxilia a deixar carteira de vacinação da criança atualizada

» Aplicativo auxilia crianças e adolescentes com autismo no processo de aprendizagem

"Imagine um médico do Médicos sem Fronteiras, numa zona de guerra, trabalhando junto com um cirurgião de Harvard para tratar uma vítima de bomba via streaming ao vivo – isso é o que o MDLinking torna possível", diz o cirurgião vascular Hans Flu, criador da ferramenta em parceria com o cirurgião oncologista Gijs van Acker e ajuda de um extenso conselho médico internacional.

Assim como conversas diretas e encriptadas entre médicos, o aplicativo também dá acesso a uma biblioteca educacional interativa com curadoria, apresentando transmissões (streams) ao vivo, cursos de treinamento, enormes volumes de pesquisa e produções internas de ponto de vista (Point-of-View), realidade virtual e realidade aumentada.

MDLinking já está conversando com uma série de organizações, incluindo escolas de medicina de todo o mundo e organizações caritativas de saúde, como Parceiros na Saúde (Partners in Health), a Rede de Desenvolvimento Aga Khan (Aga Khan Development Network) e Médicos sem Fronteiras (Doctors Without Borders) sobre levar saber médico coletivo para cinco bilhões de pessoas em países de baixa renda, com pouco acesso à saúde.

"Acreditamos que podemos melhorar a saúde global, conectando médicos e profissionais de saúde de todo o mundo, para que eles possam compartilhar seus conhecimentos médicos em um ambiente online seguro", diz Flu.

Profissionais do setor da saúde que queiram usar o aplicativo devem submeter-se a uma rígida verificação de credenciais antes de serem aceitos no sistema. O aplicativo MDLinking, segundo os fundadores, é totalmente certificado pela Deloitte Assuring Medical Apps, segundo as regras do Ministério da Saúde da Holanda e do CBP, entidade holandesa de guarda de privacidade.