Campanha que orienta sobre prevenção da pneumonia chega ao RioMar Shopping

Cinthya Leite
Cinthya Leite
Publicado em 04/06/2016 às 15:54
vacina_Destaque FOTO:

Imagem de vacina (Foto: Free Images) Campanha Pneumonia Pneumocócica tem Vacina orienta sobre prevenção da doença (Foto: Divulgação)

Por Felipe Vieira, do Jornal do Commercio

SÃO PAULO - Terceira maior causa de mortes no Brasil (atrás apenas do acidente vascular cerebral e do infarto), a pneumonia é alvo de uma campanha nacional que tem como objetivo a imunização de jovens e adultos. Intitulada Pneumonia Pneumocócica tem vacina, a ação acontece em oito cidades (além do Distrito Federal): Recife, São Paulo, Rio de Janeiro, Fortaleza, Salvador, Porto Alegre, Curitiba e Campinas. Na capital pernambucana, o evento será realizado no RioMar Shopping, no Pina, na Zona Sul do Recife, neste sábado e domingo (4 e 5 de junho).

A campanha foi idealizada pela Sociedade Brasileira de Pneumologia e Tisiologia (SBPT), em parceria com a Sociedade Brasileira de Imunizações (SBI). Foram montados estandes onde haverá distribuição de materiais que alertam para a necessidade de vacinação contra a doença. "O objetivo é sensibilizar o público acima de 50 anos, que é um dos mais predispostos a contrair a doença", explica o pneumologista Fernando Lundgren, presidente da SBPT e chefe do setor de doenças respiratórias do Hospital Otávio de Freitas, no Sancho, Zona Oeste do Recife.

Em meados dos anos 1990, aos 57 anos, o escritor paulistano Pedro Bandeira, famoso por livros da categoria infantojuvenil como A droga da obediência, quase morreu vítima de uma pneumonia. "Quando me curei, passei a prestar atenção à doença. Hoje, sou vacinado".

Levantamento

Em parceria com a farmacêutica Pfizer, a Sociedade Brasileira de Pneumologia e Tisiologia realizou uma pesquisa em seis capitais para traçar o perfil da doença no País. Entre outras coisas, o trabalho mostrou que, de 2009 a 2015, o número total de internações pela doença caiu 29%. No mesmo período, contudo, as internações de pessoas maiores de 50 anos aumentaram 15%. Esse é um reflexo do envelhecimento da população, aliado ao desconhecimento de que a pneumonia pode ser prevenida por meio da vacinação.

Segundo os especialistas, a vacina mais avançada para evitar a pneumonia em adultos é a Prevenar 13, que só está disponível na rede privada de saúde, por R$ 250 (dose única). "As conversas com o governo para que ela possa ser ofertada pelo Sistema Único de Saúde (SUS) estão começando; ainda não há qualquer previsão quanto a isso", explica a presidente da Sociedade Brasileira de Imunizações, Isabella Ballalai.