Dia de Combate ao Fumo: Plaza Shopping realiza ação de saúde gratuita nesta terça

Cinthya Leite
Cinthya Leite
Publicado em 30/05/2016 às 18:11
cigarro-235 FOTO:

Imagem de cigarro (Foto: Free Images) Diversos serviços de saúde, além de orientações sobre o tabagismo, serão oferecidos no shopping, das 10h às 18h (Foto ilustrativa: Free Images)

O Plaza Shopping, em parceria com o Hospital Jayme da Fonte, realizará nesta terça-feira (31) uma mobilização no centro de compras para marcar o Dia Mundial de Combate ao Fumo. Diversos serviços gratuitos de saúde, além de orientações sobre o perigo do tabagismo, serão oferecidos das 10h às 18h, no piso L2 do shopping.

Leia mais:

» Entre largar o cigarro e ter um coração saudável, 15 anos de distância

» Em uma hora de narguilé, inala-se o equivalente à fumaça de 100 a 200 cigarros

» Poucos países cobram níveis adequados de impostos sobre cigarro, diz OMS

» Confira dicas para abandonar o cigarro

Informações sobre cuidados com a saúde, aferição de pressão e avaliação da função pulmonar são algumas das atividades gratuitas. Para isso, uma equipe composta por enfermeiros, nutricionistas e fisioterapeutas estará a postos para atender aos interessados na ação. Entre as orientações para o visitante, o que fazer para quem aumenta de peso após deixar de fumar. "Largar o vício deixa as pessoas um pouco nervosas. Isso acontece porque, ao ser tragada a nicotina faz com que o cérebro libere serotonina, causando uma sensação de prazer momentânea. Assim, algumas pessoas ganham peso. Então, quem deseja parar de fumar precisa buscar outras formas de liberar a substância, como, por exemplo, a prática de esportes", alerta a nutricionista Karla Conolly.

Os benefícios para quem decide parar de fumar também serão esclarecidos durante a ação. "O corpo começa a se recuperar de imediato, com a normalização da pressão arterial e a pulsação logo após 20 minutos. Depois, com o passar dos dias, o ex-fumante já começa a sentir as vantagens de largar o cigarro, a respiração se torna mais fácil e a circulação melhora. O risco de morte por infarto agudo do miocárdio se reduz à metade, além de reduzor o risco de câncer de pulmão e outras doenças", explica o fisioterapeuta Francimar Ferrari.

Serviço

Dia Mundial de Combate ao Fumo | 31 de maio

Local: Piso L2 do Plaza Shopping | Rua Dr. João Santos Filho, 255 - Casa Forte, Recife

Horário: das 10h às 18h, nesta terça (31.05)

Atendimento gratuito