Paixão e amor deixam pessoas mais dispostas e bem-humoradas

Cinthya Leite
Cinthya Leite
Publicado em 27/05/2016 às 18:04
amor-235 FOTO:

barrinha-namorados

Imagem de casal se beijando (Foto ilustrativa: Free Images) Estudos mostram que a paixão e o amor mexem com o organismo e desencadeiam reações muito proveitosas nos enamorados (Foto ilustrativa: Free Images)

Dizem por aí que o amor atrai a felicidade, melhora o ânimo e aumenta a disposição dos apaixonados. A sensação de bem-estar é tão grande que resfriado nenhum afeta a vida de um enamorado. Estudos inclusive comprovam que a paixão mexe com o organismo e desencadeia reações muito proveitosas. "Quando a pessoa está apaixonada, tudo melhora.  É nesta fase também que tudo gira em torno do relacionamento. Estudos mostram que o organismo libera a feniletilamina, um hormônio que ativa algumas áreas do cérebro, inclusive as relacionadas à excitação sexual. É uma sensação gostosa que deixa a pessoa cheia de energia", conta a psicóloga e sexóloga Silvana Melo.

Mas se engana quem pensa que na fase da paixão tudo vai dar certo. É também nesse período que os pombinhos costumam ficar mais desligados, já que toda a atenção está focada na pessoa amada. "Na fase da paixão, a razão vai embora. Como muitos dizem, o apaixonado fica com a cabeça no mundo da lua e esquece os compromissos. O ideal é deixar metas importantes mais para frente", explica a especialista.

Depois da paixão, vem o amor. E é neste momento que a pessoa deve aproveitar o melhor da relação. "À medida que a relação se estabelece, que passa para a fase do amor, o indivíduo continua com energia, mas de uma forma diferente. Essa energia é que dá o ânimo para traçar objetivos, realizar metas e cumprir projetos de vida, tanto individuais como em comum", comenta a psicóloga.

Sabendo dosar, esse sentimento é tudo de bom. Basta aproveitar!