Mutirão neste sábado agilizará diagnóstico de bebês com suspeita de microcefalia

Cinthya Leite
Cinthya Leite
Publicado em 27/05/2016 às 17:34
 (Foto: Fernando da Hora/JC Imagem)
(Foto: Fernando da Hora/JC Imagem) FOTO: (Foto: Fernando da Hora/JC Imagem)

Imagem de recém-nascido com microcefalia (Foto: Edmar Melo / Acervo JC Imagem) Mobilização da Secretaria Estadual de Saúde atenderá crianças de 42 municípios pernambucanos (Foto: Edmar Melo / Acervo JC Imagem)

Cerca de 100 crianças com suspeita de microcefalia participarão na manhã deste sábado (28) de um mutirão para agilizar o atendimento e diagnóstico dos casos. As crianças são de 42 municípios que compõem a I e III Gerência Regional de Saúde (Geres) e incluem cidades da Região Metropolitana do Recife (RMR) e da Zona da Mata Sul do Estado. A ação acontecerá a partir das 9h no Hospital Barão de Lucena, na Iputinga, Zona Oeste do Recife.

Leia também:

» Consultor da Unicef visita FAV para conhecer trabalho de assistência aos bebês com microcefalia

Todas serão avaliadas por neuropediatras e, caso seja necessário e solicitado pelos profissionais, serão submetidas a diversos exames, como ultrassonografia, tomografia e LCR,que recolhe o líquido cefalorraquidiano dos bebês. Os procedimentos serão realizados no próprio hospital.

Os bebês terão acesso a uma equipe multidisciplinar formada por profissionais de diferentes áreas da saúde, como fisioterapeutas, fonoaudiólogos, assistentes sociais e psicólogos, além de enfermeiros e técnicos de enfermagem. Profissionais da Secretaria Estadual de Saúde (SES), responsável pela iniciativa, também darão suporte operacional e técnico às ações.

A ação faz parte de outras mobilizações da SES. Além do Recife, Caruaru, no Agreste pernambucano, e Petrolina, Sertão do Estado, também receberão o atendimento. Ao todo, 552 crianças foram atendidas. Desse total, 497 tiverem a suspeita de microcefalia descartada. Outras 45 tiveram diagnóstico confirmado e 10 continuam em investigação.

Números

De 1º de agosto de 2015 até o dia 21 de maio de 2016, 1.968 casos de microcefalia foram notificados em Pernambuco. Desse total, 843 (42%) casos atendem aos parâmetros da Organização Mundial de Saúde (OMS) para microcefalia. Ao todo, 359 foram confirmados com microcefalia e 1.068 foram descartadas.