Mistura de álcool e analgésicos pode ser prejudicial para saúde, alerta entidade

Cinthya Leite
Cinthya Leite
Publicado em 23/05/2016 às 14:39
medicamento FOTO:

medicamentos-600 Misturar bebidas alcoólicas com analgésicos pode causar danos à saúde, como gastrite, taquicardia e problemas no fígado (Foto: Free Images)

Um alerta para aqueles que costumam misturar bebidas alcoólicas com medicamentos analgésicos. Essa combinação perigosa pode causar no organismo efeitos prejudiciais à saúde, como gastrite, taquicardia e problemas no fígado. Segundo o Centro de Informações sobre Saúde e Álcool (Cisa), organização não governamental atuante no País nos estudos sobre o tema, os analgésicos são campeões de vendas nas farmácias brasileiras e, por vezes, podem causar quadros de dependência por suas substâncias.

Leia também:

» Estudo revela que analgésicos podem aumentar em até 80% risco de arritmia cardíaca

» Conheça os riscos do consumo excessivo de álcool por atletas

» Pesquisa aponta relação entre consumo de álcool e desenvolvimento de câncer

» Jovens têm comportamento de risco depois de ingerir álcool, diz pesquisa

Muitos desses medicamentos são derivados de opioides e só podem ser comprados com prescrição médica. Outros, são compostos por dipirona, cafeína e orfenafrina e estão isentos de receitas. Essa brecha faz com que muitas pessoas exagerem no consumo das medicações.

tabela-alcool-analgesicos-600 Fonte: Harmful Interactions: Mixing Alcohol with Medicines NIAAA – National Institute on Alcohol Abuse and Alcoholism (*a interação de álcool com esta substância é especialmente arriscada para problemas no fígado)

É importante lembrar também que os efeitos do álcool para as mulheres podem oferecer mais riscos, já que a composição corporal feminina possui menos água do que a dos homens. Esse fator faz com que a concentração de álcool no sangue das mulheres alcance níveis mais elevados. Diante do cenário, a recomendação é que o paciente evite a ingestão de álcool quando estiver fazendo tratamento com algum analgésico. Em caso de dúvidas, a sugestão é procurar um médico especialista.