Crianças são convocadas a combater o Aedes em vídeo educativo transmitido em canal fechado

Cinthya Leite
Cinthya Leite
Publicado em 22/05/2016 às 11:00
video-aedes-600 FOTO:

Reprodução de vídeo transmitido no canal Cartoon Network (Foto: Reprodução do vídeo) Ação feita em parceria com o Ministério da Saúde convoca crianças a serem super-heróis na luta contra o Aedes aegpyti, transmissor da dengue, chicungunha e zika (Foto: Reprodução do vídeo)

A conscientização sobre os danos que o Aedes aegypti, transmissor da dengue, chicungunha e zika, precisa atingir todas as faixas etárias, inclusive a dos pequenos. Por isso, o Ministério da Saúde (MS) lançou, em parceria com o canal Cartoon Network América Latina, uma ação educativa para conscientizar as crianças sobre o mosquito. No vídeo transmitido no canal voltado ao público infantil, as crianças são convocadas por personagens conhecidos a serem super-heróis na luta contra o Aedes.

A campanha conta com a presença de vários personagens de sucesso no canal como as meninas superpoderosas e Ben 10. Eles informam e convidam as crianças a participarem do combate ao Zika, eliminando os focos do mosquito. Dentre as informações repassadas para as crianças, estão sugestão de uso de calças e blusas de manga comprida, sempre que possível, e o uso de repelentes recomendados pelas autoridades sanitárias de acordo com as instruções do produto. As crianças são orientadas a sempre que tirarem uma soneca durante o dia, proteger-se com mosquiteiros, e pedindo aos seus pais ou outros adultos para instalarem telas de proteção em portas e janelas. Confira o vídeo:

Os pequenos também são convidados a acessar as "instruções da missão', uma cartilha elaborada pelo MS e disponível online no site do Cartoon Network. Nos próximos dois meses, a campanha irá ao ar em todos os países da América Latina. "O projeto é importante para a mobilização da sociedade contra o Aedes aegypti, a partir da conscientização das crianças. De forma lúdica, a campanha permite engajar as crianças e, consequentemente, quem vive com elas para o combate ao mosquito. Vale lembrar que as crianças multiplicam o conhecimento entre os familiares, promovendo uma mudança de comportamento dentro de casa", afirma o diretor de Comunicação Social do Ministério da Saúde, Walter Nunes de Vasconcelos Junior.

A iniciativa é uma colaboração entre o Cartoon Network América Latina, a Organização Pan-Americana da Saúde (OPAS), e o Fundo das Nações Unidas para a Infância (Unicef). O Cartoon Network América Latina é um canal 24 horas da TV paga que exibe personagens em séries de desenhos animados, filmes e vídeo games, sendo transmitido a mais de 60 milhões de domicílios em espanhol, português e inglês.