Dia Mundial de Doação de Leite Materno terá iniciativa no Hospital Memorial Guararapes

Cinthya Leite
Cinthya Leite
Publicado em 17/05/2016 às 11:40
pote-leite-materno-600 FOTO:

Leite humano em pote de vidro (Foto: Divulgação) Data celebrada nesta quinta-feira alerta para importância da doação de leite materno; HMG contará com iniciativa de conscientização (Foto: Divulgação)

O Hospital Memorial Guararapes (HMG) realizará nesta quinta-feira (19), data em que se celebra o Dia Mundial de Doação de Leite Materno, uma iniciativa na unidade para conscientizar sobre a importância do ato. O hospital, que já recebeu do Ministério da Saúde (MS) o título de Hospital Amigo da Criança pelo incentivo ao aleitamento materno, disponibilizará online o Fórum global alusivo à data promovido pelo Programa Ibero-americano de Bancos de Leite Humano, além de executar a música Sua Majestade o bebê, cantada em bancos de leite e postos de coleta de todo o País, durante o evento.

Leia também:

» Brasil tem o maior número de doadoras de leite humano do mundo

» Dica do bem: Cochilar e relaxar favorecem a produção de leite materno

» Leite materno pode reduzir chances de câncer no bebê e na mãe, afirma especialista

A ação também estimulará a entrega de potes de vido com tampas plástica, necessários para a coleta, armazenamento e pasteurização do leite humano doado. O HMG possui um posto de coleta de leite humano que funciona 24h. O posto precisa ser abastecido diariamente para que os recém-nascidos prematuros, cuja mãe não consiga oferecer leite, sejam alimentados.

Saiba como funciona a doação de leite humano

Antes de dar início à coleta, a mãe deve prender os cabelos e retirar qualquer adorno que esteja usando, além disso, manter as unhas curtas também é importante. A mama deve ser limpa com água, enxuta com um pano limpo e os primeiros jatos devem ser desprezados para assim dar inicio a coleta. Uma massagem circular pode ser feita nas mamas antes do inicio para ajudar no processo.

Com o leite coletado e armazenado em frascos de vidro com tampas plásticas esterilizadas, como os de maionese e café solúvel, o conteúdo deve ser posto no congelador ou freezer até que seja levado ao Posto de Coleta ou Banco de Leite Humano mais próximo. Uma etiqueta com o nome completo da mãe, data e hora da ordenha deve ser posta no vidro também.

Serviço

Posto de Coleta de Leite Humano do Memorial Guararapes

Avenida Doutor Júlio Maranhão, 911 – Prazeres, Jaboatão dos Guararapes

Informações: (81) 3461-5300 Ramal: 223