Ação gratuita no Imip marca Dia do Uso Racional de Medicamentos nesta quinta-feira

Cinthya Leite
Cinthya Leite
Publicado em 04/05/2016 às 15:24
medicamentos-235 FOTO:

Imagem de embalagens de medicamentos (Foto: Free Images) Iniciativa em parceria com Faculdade Pernambucana de Saúde orientará população sobre uso correto dos medicamentos e descarte dos produtos, além de oferecer serviços gratuitos de saúde (Foto ilustrativa: Free Images)

Nesta quinta-feira (5) é celebrado o Dia do Uso Racional de Medicamentos. Para marcar a importância da data, o Instituto de Medicina Integral Professor Fernando Figueira (Imip), em parceria com a Faculdade Pernambucana de Saúde (FPS), realizará a 5ª Campanha de Incentivo ao Uso Racional de Medicamentos para orientar os usuários quanto ao uso correto de medicamentos, assim como a forma correta de armazenamento e descarte dos produtos. A iniciativa acontecerá na Praça da Santa, das 8h às 16h, dentro da unidade.

Leia também:

» Proteste lista dicas para diminuir impacto de aumento do preço de medicamentos

» Brasil bate recorde em 2015 no registro de medicamentos

» Uso recreativo: Jovens usam medicamentos para impotência sexual de forma abusiva

» Uso de alguns medicamentos pode agravar sintomas da dengue

Na ação, estudantes e tutores do curso de Farmácia da FPS e residentes e farmacêuticos da Farmácia Hospitalar do Imip também oferecerão à população serviços de glicemia, aferição de pressão e Índice de Massa Corpórea (IMC), explicações sobre hipertensão e diabetes e doenças de alta prevalência na população.

Aliado a Campanha, a FPS mantém um posto de coleta permanente na sua unidade para recolhimento de medicamentos, dentro do projeto socioambiental da instituição, que já recolhe papel, plásticos, pilhas, todos segregados. “É importante destacar que o medicamento é um produto químico e que se preconiza um descarte correto, seguindo padrões semelhantes de gerenciamento aos exigidos para os resíduos dos serviços de saúde”, ressalta Flávia Morais, farmacêutica e coordenadora do curso de Farmácia da FPS.

Pesquisa

Em 2014, uma pesquisa feita com população voluntária atendida no Imip relevou que de 44,77% dos entrevistados que adquiriram medicamentos na farmácia comum, 58,14% costumam tomar medicamento sem prescrição médica, sendo os analgésicos (37,21%) os mais administrados.

Sobre armazenamento no domicílio, 88,37% possuem medicamentos na “farmácia caseira” e 40,31% guardam seus medicamentos no quarto. Do total de entrevistados, 29,84% informaram deixar os medicamentos ao alcance de crianças.

Já sobre o descarte de medicamentos, 46,90% guardam o medicamento na validade, 64,15% jogam no lixo doméstico quando perde a validade.