Empresa lança campanha no Facebook para custear kits de estimulação para bebês com microcefalia

Cinthya Leite
Cinthya Leite
Publicado em 29/04/2016 às 16:14
estimulação de bebês FOTO:

Imagem de estimulação bebês com microcefalia (Foto: Diego Nigro / JC Imagem) Objetos encorajam o cérebro a entender melhor os estímulos dos vários órgãos do sentido (Foto: Diego Nigro / JC Imagem)

Atendendo ao pedido do Centro Especializado em Reabilitação (CER) da Fundação Altino Ventura (FAV) de busca por parceiros que possam custear kits de estimulação para bebês com microcefalia, a Viabilizze - Força Coletiva, empresa de financiamento coletivo de projetos e ações sociais, iniciou uma ação em sua fanpage no Facebook para arrecadação de verbas. A cada curtida na página, R$ 1 será revertido em doação para a FAV. A meta é chegar em dez mil curtidas.

Leia também:

» Microcefalia: exames detectam cálcio em lesões cerebrais de bebês com a malformação

» Minicérebros ajudam a entender relação entre zika e a microcefalia

» Portal Minha Vida lança aplicativo com informações sobre o Zika vírus

O kit de estimulação engloba os seguintes itens: mamãe sacode vermelho, mamãe sacode prata, mamãe sacode dourado, copo plástico verde, copo plástico Laranja, copo plástico amarelo, bola isopor (10cm), fita cetim - cor, fita cetim - preto, fita cetim - branco, raquete MDF, fita adesiva - cor, fita adesiva - preto, fita adesiva - branco, lanterna recarregável, bola plástica 7 cm - amarela, bola plástica 7 cm - vermelha, bola plástica 7 cm - laranja, bola suíça (45 cm).

Segundo a oftalmopediatra e presidente da FAV, Liana Ventura, os brinquedos potencializam a reabilitação, estimulam a visão pelas cores, contrates e luz, como também o tato, o aprendizado e a audição. “Eles encorajam o cérebro a entender melhor os estímulos dos vários órgãos do sentido. E este amplo leque de sensações faz com que cada experiência terapêutica seja transformada em aprendizado”, explica.

Na instituição, as atividades das crianças com microcefalia seguem o conceito de Bobath: abordagem terapêutica com o intuito de aprimorar postura, equilíbrio e movimento. Nas sessões de terapia ocupacional, há o incentivo em explorar os brinquedos e alcançá-los no tapete e a utilização de objetos com contraste e cores vibrantes que promovem a apreciação da realidade por meio da visão. No CER, eles também passam por atendimentos com fonoaudiólogos, que estimulam a coordenação das funções de sucção, deglutição e respiração, como também a comunicação e audição.