Rota dos Coqueiros realiza nesta quinta-feira mais uma edição do Ciclista na Rota

Cinthya Leite
Cinthya Leite
Publicado em 25/04/2016 às 17:15
Ciclista-na-Rota-235 FOTO:

Imagem de edição do Ciclista na Rota (Divulgação) Quinta edição do Ciclista na Rota contará com ponto de convivência e serviços gratuitos de manutenção de bicicletas (Foto: Divulgação)

Na Rota dos Coqueiros, rodovia que corta a Reserva do Paiva e dá acesso às praias do Litoral Sul, mais de 400 ciclistas passam por mês na sua ciclovia para passear, se deslocar para o trabalho, ou mesmo de um bairro a outro. Para homenagear o número expressivo de pedaleiros na ciclovia, a concessionária realizará nesta quinta-feira (28) mais uma edição da iniciativa Ciclista na Rota. O encontro acontecerá das 19h às 22h.

Leia também:

» Sociedade Brasileira de Neurocirurgia alerta para prevenção de acidentes com ciclistas

» Para andar de bicicleta sem medo, siga cuidados que ajudam a evitar acidentes

» Amigos e vizinhos estimulam a prática de atividade física, aponta pesquisa

» Adotar hábitos saudáveis na infância pode evitar doenças na fase adulta

A quinta edição do Ciclista na Rota contará com um ponto de apoio e convivência com o Grupo Verda para os ciclistas e seus grupos de pedal com água, alongamento, serviços gratuitos de manutenção fornecidos pela loja Bike 10 (calibragem, regulagem de freios, câmbio e lubrificação) e música para dar um clima de confraternização.

Pesquisa

Um levantamento realizado por duas organizações não governamentais, a Observatório das Metrópoles e a Transporte Ativo, mostra que a maioria dos ciclistas de dez regiões metropolitanas do Brasil usa a bicicleta como transporte para ir ao trabalho (88,1%) e pedala cinco dias ou mais por semana (71,6%). Entre as capitais com o maior índice de utilização da bicicleta está Recife, com 89,6%, sendo seguida do Rio de Janeiro com 81,2%, e Manaus com 77,8%. Atualmente, a frota brasileira já é de mais de 70 milhões de bicicletas.

Ainda segundo a pesquisa, 43% dos entrevistados se motivaram a usar o meio de transporte pela rapidez e praticidade que a bicicleta oferece. Porém, dois problemas ainda impedem o crescimento desse modal. A falta de educação no trânsito, apontada por 34,6% dos entrevistados, e de mais infraestrutura cicloviária. 50% responderam que com ciclovias adequadas pedalariam mais.