Atividades gratuitas marcam o Dia Nacional de Combate à Hipertensão no Recife

Cinthya Leite
Cinthya Leite
Publicado em 25/04/2016 às 13:51
hipertensão_destaque FOTO:

Aferição de pressão arterial está entre os serviços que serão oferecidos no Parque 13 de Maio (Foto: Divulgação) Hipertensão arterial acomete 30% da população brasileira. Aferição da pressão arterial está entre os serviços que serão oferecidos no Parque 13 de Maio. Hipertensão (Foto: Divulgação)

Na próxima terça-feira (26) é o Dia Nacional de Combate à Hipertensão. Para lembrar a data, a Secretaria de Saúde do Recife programou atividades públicas e palestras sobre o assunto. A partir das 6h30, há aulão conduzido pela equipe da Academia da Cidade no Parque 13 de Maio, no bairro de Santo Amaro, área central do Recife. A partir das 7h, os visitantes poderão aferir pressão arterial, fazer teste de glicemia e receber orientações nutricionais. O evento é uma parceria entre o Centro Médico Ermírio de Moraes (CMEM), a Sociedade Pernambucana de Cardiologia e o Real Hospital Português.

Leia também:

» Sem chances para a hipertensão, uma inimiga silenciosa

» Sedentarismo é fator de risco para hipertensão arterial, inclusive entre crianças e jovens

No mesmo dia, à tarde, a partir das 14h, no Auditório do Banco Central, o médico cardiologista e diretor médico do CMEM, Silvio Paffer, ministrará uma palestra para os profissionais de Saúde da Atenção Básica do Recife sobre hipertensão arterial.

Na sexta-feira (29), a partir das 8h, acontecerá, no térreo do edifício-sede da Prefeitura do Recife, uma ação voltada para os servidores e o público que estiver no prédio. Profissionais da Academia da Cidade farão avaliação física e promoverão um aulão no espaço. As pessoas também poderão aferir a pressão arterial e fazer teste de glicose.

Cuidados simples podem evitar as doenças do coração. "As pessoas precisam ter uma alimentação saudável, controlar a quantidade de sal, praticar atividades físicas e buscar combater o estresse e o sedentarismo", diz Silvio Paffer.

Assistência

A Secretaria de Saúde do Recife oferece tratamento aos pacientes hipertensos em todas as unidades e disponibiliza cardiologistas em todas as Policlínicas da Rede de Atenção Básica, além de um centro de referência, o Centro Médico Ermírio de Moraes, especializado em atender pacientes que precisem de acompanhamento.

O CMEM é localizado no bairro de Casa Forte, Zona Norte do Recife, e dispõe de uma equipe multidisciplinar composta por cardiologistas, nefrologista, enfermeiros, nutricionistas, psicólogos, assistentes sociais, educadores físicos, farmacêuticos e profissionais da Academia da Cidade.